Com a Globalização e a nova revolução tecnológica o acesso às novas mídias se tornou mais possível. No entanto, a postura reflexiva e crítica dos seus usuários acontece na mesma proporção que eles tem maior acesso à Internet? Assim, a Filosofia pode ser um instrumental em formar cidadãos críticos num mundo do virtual, no qual o indivíduo se torna muitas vezes alienado diante da grande quantidade de mensagens e compartilhamentos que acontecem. Neste sentido, o ensino de Filosofia, a partir da perspectiva do mestrado profissional, não será visto de forma especulativa apenas, mas levando em conta a cultura dos estudantes de hoje, a cibercultura, quer ser abordado de uma forma prática e concreta. As redes sociais, na perspectiva aqui apresentada, não serão vistas apenas como um modo moderno e interessante no ensino filosófico. O enfoque é outro: é do uso das redes sociais como espaço de discussão e reflexão no ensino filosófico. A postura crítico reflexiva frente às comunicações massificantes é essencial como atitude filosófica, mas também a ética do ciberspaço, a qual leva em conta os valores da pessoa e da solidariedade. O filósofo francês Pirre Lévy será o referencial teórico principal nesta pesquisa. Faremos dialogar com suas ideias alguns filósofos contemporâneos que tratam sobre elementos pertinentes a esta temática.