A presente dissertação foi intitulada “O Neopragmatismo de Richard Rorty: uma abordagem metodológica para o ensino de filosofia”. Com base na filosofia redescritiva de Rorty busca-se uma metodologia filosófica para o ensino de filosofia que ressignifique esta prática atribuindo-lhe sentido e valor na vida dos estudantes. Portanto, a pesquisa versa sobre a possibilidade da assimilação do conhecimento em filosofia a partir de categorias que superem o ensino convencional em vista da construção de narrativas que favoreçam a imaginação, a criatividade, o uso de metáforas, a produção de novos vocabulários e a autoconstrução dos sujeitos. O estudo verifica possíveis subsídios e pressupostos metodológicos tendo como abordagem a perspectiva de uma filosofia da prática ou uma filosofia da ação nos termos do neopragmatismo de Rorty. Procura-se instigar o interesse dos docentes e discentes quanto às suas práticas de ensino e aprendizagens vivenciadas em sala de aula. O estudo foi baseado na constatação de que a disciplina filosofia tem muitas potencialidades, no entanto, ainda vem sendo ministrada apenas como componente obrigatório da matriz curricular, sem o devido reconhecimento de seus objetivos e de suas qualidades na formação humana, crítica, investigativa, indispensáveis ao ensino. Aqui buscamos ressaltar sua real e efetiva necessidade, orientados pela importância dos valores e conhecimentos que a filosofia pode instigar para a formação e aprendizado dos alunos. O objetivo da investigação consiste em refletir sobre as tarefas da filosofia e seu ensino e contribuir a partir do estudo teórico neste esforço de criar mecanismo de pensar a práxis, ou seja, a filosofia da ação, como atividade em que docentes e discentes se constituem como protagonistas de seus próprios saberes, podendo tomar consciências de si mesmos. Na perspectiva de redescrição proposta por Rorty, entende-se a Filosofia como sendo a construção da leitura e releitura do mundo e da realidade, cuja consequência se apresenta como uma dinâmica de conhecimento e saberes imersos na historicidade.