Esta pesquisa fundamenta-se na teoria crítica da escola de Frankfurt e nas críticas ao iluminismo, analisando como a indústria cultural, à luz do capitalismo, que faz sombras à emancipação do indivíduo que busca por sua autonomia na educação, ao tempo em que promove motivações para o consumo de produtos e serviços para o progresso e o aumento do capital e dos lucros dos produtos que propaga. O objetivo do trabalho foi demonstrar aos alunos do ensino médio da escola Nossa Senhora da Paz as críticas feitas à indústria cultural por Theodor Adorno e Max Horkheimer no que concerne à manipulação das informações, a partir da criação do mito em “Ilíada” e “Odisseia”, de Homero, à Dialética do Esclarecimento. Esses pensadores denunciam os instrumentos de escravização moderna do capitalismo e apontam a educação como objeto para a emancipação e a libertação do indivíduo, não acreditando na possibilidade de emancipação da sociedade de uma forma geral. Neste trabalho, são utilizadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, através de um Projeto de Intervenção fundamentado nas práticas de redação viabilizadas em melhores resultados no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).