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Banca de DEFESA: FELICIANO DE JESUS COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELICIANO DE JESUS COSTA
DATA: 21/09/2021
HORA: 13:00
LOCAL: Defesa online-Resolução 015/2020 CONSUN-HTTPS://meet.google.com//qgh-bbxh-dsk.
TÍTULO: ADORNO: EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO À LUZ DA INDÚSTRIA CULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Indústria Cultural; Educação; Emancipação; Adorno; Horkheimer.
PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

Esta pesquisa fundamentada na teoria crítica da escola de Frankfurt discute a teoria crítica de Adorno e Horkheimer à indústria cultural. O problema que levou ao tema foi observado entre os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Nossa Senhora da Paz, preocupados com o elevado numero de eliminação na prova de redação do Enem. Os motivos encontrados para essas reprovações foram: deficiência no poder de argumentação, habilidade de reflexão e organização de ideias (coerência, clareza, objetividade e adequação do tema ao gênero proposto), Acrescidos pela falta de treino de redação com exploração de temas filosóficos. O objetivo do trabalho foi demonstrar aos alunos a manipulação das informações através do controle da mídia, e as críticas feitas à indústria cultural por Theodor Adorno e Max Horkheimer. Esses filósofos denunciaram os instrumentos de escravização moderna do capitalismo, a manutenção do pensamento dominante, o oportunismo do lucro e aumento do capital, e apontaram a educação como objeto para a emancipação e a libertação do indivíduo. Na pesquisa bibliográfica foram exploradas a obra Dialética do Esclarecimento de Adorno e Horkheimer, principal âncora da pesquisa, as obras de Adorno, Educação e Emancipação, textos escolhidos da coleção Os pensadores, Eclipse da Razão de Max Horkheimer, obras de comentadores da escola de Frankfurt como: Luzes e Sombras do iluminismo, de Olgaria Matos, Filósofos e perspectivas educacionais vários autores, Dialética negativa estética e educação Bruno Pucci e outros, sites e artigos que trataram do tema. Na pesquisa-ação, buscamos: Pedagogia da autonomia e pedagogia do oprimido de Paulo Freire, Filosofia em sala de aula de Lídia Maria Rodrigues, Metodologia da pesquisa-ação de Michel Thiollent, e outros trabalhos de pesquisadores que deram suporte ao Projeto de Intervenção. Esta proposta está fundamentada nas práticas de redação, viabilizando melhores resultados no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 341849 - MARIA CRISTINA DE TAVORA SPARANO
Interno - 1167735 - ELNORA MARIA GONDIM MACHADO LIMA
Externo à Instituição - TIAGO TENDAI CHINGORE - UFC
Notícia cadastrada em: 20/09/2021 14:50
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