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Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉRIK WILLBERT LIMA PAIXÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉRIK WILLBERT LIMA PAIXÃO
DATA: 07/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Exame de Qualificação online - conforme a Resolução Nº 37/2020-CEPEX, de 18 de junho de 2020.
TÍTULO: USO DO RPG NO ENSINO FILOSÓFICO PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM WITTGENSTEINIANA DOS JOGOS DE LINGUAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia; Ensino; Wittgenstein; Jogos de linguagem; RPG.
PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

Este trabalho desenvolve uma análise a partir da filosofia de Wittgenstein acerca dos problemas encontrados no ensino de filosofia para as turmas de 1º ano do Ensino Médio na Unidade Escolar Benjamin Baptista. Nesse processo se buscou perceber as mutações que ocorrem no uso da linguagem filosófica quando se compara a sua veiculação na academia e na sala de aula tanto por parte do docente de filosofia, como por parte dos profissionais de outras áreas. A filosofia de Ludwig Wittgenstein passa a mediar tal reflexão, partindo do conceito de jogos de linguagem para perceber a sua aplicação no ensino de filosofia. Esse estudo tem abordagem metodológica qualitativa, com pesquisa do tipo aplicada envolvendo uma amostra de 10 discentes e 10 docentes. Os dados a serão coletados através de questionários e formulários aplicados pelo pesquisador após instruir os discentes e docentes. Existe uma transição, pela qual passam os discentes da primeira série do ensino médio, que resulta num ambiente onde a filosofia pode encontrar um terreno fértil para a promoção da reflexão acerca da linguagem que permeia o pensamento humano e para isso também se investigará sobre os impactos da transdisciplinaridade que a filosofia deve ter em relação às demais disciplinas que integram o currículo básico do ensino médio. Aliás, será esta a maneira de se enfrentar o problema didático do contato com a filosofia no ensino médio, superando a mentalidade que confunde o filosofar com a aquisição de cultura filosófica por meio do mero repasse da história da filosofia. A presente pesquisa visa analisar o uso do RPG numa abordagem dos jogos de linguagem de Wittgenstein como meio de superar deficiências na aprendizagem da filosofia na primeira série do ensino médio.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 341849 - MARIA CRISTINA DE TAVORA SPARANO
Interno - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 905801 - GERSON ALBUQUERQUE DE ARAUJO NETO
Notícia cadastrada em: 01/04/2022 11:21
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