Esta pesquisa tem por tema a análise dos conceitos de gênero, a partir dos primeiros escritos de Judith Butler, mais especificamente, da obra “Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade” e suas relações com o cotidiano escolar. Para Butler, o corpo não é meramente matéria, mas uma construção através do discurso. Nesse contexto, analisa como o ambiente escolar instaura regras normalizadoras da diversidade sexual através de uma heteronormatividade que torna homogêneos as práticas e os corpos. Após a revisão conceitual, aborda o modo pelo qual a escola trata e reconhece esses corpos, sobretudo aqueles que não se enquadram no binômio sexo/gênero observados a partir de uma conduta heteronormativa. Diante disso, a pesquisa observa os mecanismos de subjetivação através dos quais há (re)produção dessa identidade, servindo de objeto de estudo de campo para uma intervenção nas aulas de filosofia no ensino médio. Assim, como conclusão, a intervenção filosófica consiste na inserção de apontamentos e material didático nas aulas de filosofia, em torno do conceito de gênero, corpo e abjeto.