O objetivo da presente investigação consiste em analisar propostas metodológicas
direcionadas ao ensino de filosofia na educação escolar, como forma de promover um
maior detalhamento sobre o que realmente pode ser compreendido como autonomia,
heteronomia e esclarecimento, cuja fundamentação teórica funda-se no pensamento
filosófico Kantiano. A definição de maioridade como demonstração de autonomia
intelectual e moral é extremamente importante em Kant, expressando-se em várias
obras teóricas, como em seus escritos referentes à moralidade e à educação,
nomeadamente a fundação e pedagogia da metafísica moral. Busca-se enfatizar as
características mais notórias da definição de autonomia. A problemática da pesquisa
consiste no seguinte questionamento: de que forma as aulas de filosofia no ambiente
escolar podem contribuir efetivamente para a realização da autonomia? Para lograr
êxito em busca de uma resposta para a problemática da pesquisa é preciso examinar
avidamente elementos que apareceram quando retornou o ensino de filosofia na
condição de uma disciplina obrigatória na educação brasileira. A hipótese inicial, no
entanto, é a ideia de que o ensino de filosofia pode possibilitar a implementação de
estratégias práticas, pedagógicas e conceituais voltadas ao desenvolvimento da
maioridade, a partir do pensamento de Kant. Assim, torna-se indispensável a
constituição de planos de aula baseados em reflexões sobre propostas didáticas
especialmente filosóficas que podem promover o desenvolvimento da autonomia
através da experiência do filosofar.