Esta pesquisa trata da filosofia política de Hannah Arendt e sua visão de ensino
de filosofia. O problema da pesquisa é compreensão da crítica arendtiana da
condição humana ao homo faber e analisar os modos pelos quais a condição do
homem atual interfere na educação. Tem como objetivo uma reconstrução de
visões críticas no campo político a promover o alargamento de pensamento
crítico-reflexivo proporcionando condições de possibilidades de enxergar a
política como esfera da vida humana a qual envolve ação, coletividade e
liberdade. Ao passo que se pergunta comõ a educação sofre interferência a partir
das atividades do trabalho e fabricação, acredita-se que com tal proposta de
pesquisa e a adequada intervenção educacional, seja possível compartilhar com
jovens do Ensino Médio um conjunto de saberes sobre política, principalmente
na perspectiva de Arendt. Para tanto, propomos esta dissertação dividida em
três capítulos, a saber, a reconstrução do problema, a filosofia e seu ensino e,
por fim, a descrição da intervenção realizada. Como conclusão, apresentamos
algumas condições de possibilidade de reconstrução da visão sobre a educação
e o homem contemporâneo.