A Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação PROF-
FILO, tem por título “A epistemologia pragmatista de John Dewey: uma contribuição
ao ensino de filosofia. O estudo que se segue tem por finalidade uma investigação
teórica sobre como trabalhar os conteúdos filosóficos a partir das experiências dos
alunos enquanto possibilidades reais de aprendizado contextualizado, crítico e
investigativo, tendo como ponto de partida, as contribuições epistemológicas de John
Dewey, sobretudo, no que se refere à ideia de uma aprendizagem significativa baseada
na unidade ‘pensamento e ação’. A pesquisa discorre sobre o pragmatismo ou
instrumentalismo de Dewey, revisitando sua extensa obra bibliográfica e, dentro dela,
categorias como concepção de natureza e experiência, concepção de verdade, concepção
de educação e de democracia. Essa abordagem nos faz perceber que o ensino que se
constrói com base na experiência, amparado por uma filosofia que se apoia nos
conceitos científicos de verificação, falibilidade e reflexão, se torna mais efetivo na
resolução dos problemas sociais e reais dos seres humanos. Nossa tarefa visa elucidar
que a cognição, advinda das consequências da experiência, das interações e alterações
que ela provoca, é o instrumento de uso operativo que nos conecta ao mundo. A
pesquisa tem como finalidade refletir sobre a atualidade da teoria deweyana de maneira
que, se possa articular tais proposições ao sentido de fazer o ensino de filosofia uma
prática fundamental para o desenvolvimento intelectual e social dos educandos. O
estudo visa analisar criticamente as diretrizes sobre o ensino de filosofia contidas na
BNCC – Base Comum Nacional Curricular à luz da epistemologia deweyana.