Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver, por meio de estudos de caso, uma sequência de ensino que possa estimular a consciência moral dos alunos no ensino médio com base na deontologia e no imperativo categórico kantiano. O trabalho acadêmico está dividido em quatro partes. O tópico 1, baseado nas duas obras “A Crítica da Razão Pratica” e “Metafisica dos Costumes” e a analise do comentador kantiano, Paton (1946), em sua obra “The Categorical Imperative”, discutindo a lei moral de Kant como fundamento da razão prática além de tratar sobre a relação da ética kantiana e o utilitarismo. No tópico dois é realizado uma analise da deontologia de kant em um ambiente escolar e o seu campo de investigação. No tópico 3, o presente projeto tem como desígnio a elaboração de uma abordagem pedagógica filosófica que explore a aplicação da deontologia kantiana e da moralidade no contexto da sala de aula No tópico 4, são apresentadas as conclusões do trabalho, que destaca um aprendizado a partir da verdadeira liberdade humana que emerge quando as ações são orientadas pelo dever. Esse projeto também contribuiu para que os estudantes exerçam a sua liberdade de maneira autônoma, ou seja, autodeterminassem a sua conduta moral em prol da boa vontade. Por fim, são tiradas conclusões com base nas questões de pesquisa deste projeto.