Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIO NEVES DE SÁ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABRICIO NEVES DE SÁ
DATA: 03/08/2018
LOCAL: TROPEN/UFPI
TÍTULO: Análise interdisciplinar do sistema de energia solar fotovoltaica do Instituto Federal do Piauí – Campus Floriano
PALAVRAS-CHAVES: Energia solar fotovoltaica; aspectos ambientais e econômicos; ensino, pesquisa e extensão; IFPI.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O uso das fontes de energias limpas e renováveis, como a energia solar fotovoltaica (ESF), surge como uma solução para amenizar a pressão sobre os recursos naturais. Sob o viés ambiental, a ESF apresenta baixos impactos durante sua operação, mas sendo importante ficar atento aos impactos na fabricação e descarte das placas fotovoltaicas. A tendência é que os custos de implantação desta forma de energia continuem diminuindo, apesar de ainda ser relativamente alto. O presente trabalho se propõe a analisar o sistema fotovoltaico (SFV) do Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano dentro dos aspectos ambientais e econômicos, bem como seus resultados no contexto dos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Para isso, foi realizado o monitoramento da produção e consumo de energia do Campus, no primeiro ano, bem como o cálculo do CO2 evitado neste período. Para a análise dos projetos, foi realizadas entrevistas com seus respectivos coordenadores através questionários, a fim de conhecer os resultados, bem como a influência da implantação do SFV do campus na criação desses projetos. Foi analisado também o conhecimento dos alunos do Campus sobre temática através da aplicação de questionários. Verificou-se que no primeiro ano que o SFV produziu um total de 255.991 kWh, atendendo a 32,44% do consumo do Campus. A economia neste período foi de R$ 84.047,09 gerando um Valor Presente Líquido de R$ 468.562,90 ao final da vida útil do sistema (25 anos) e payback estimado em 18 anos.  Quanto ao benefício ambiental, o Campus deixou de emitir 130,5 toneladas de CO2 na atmosfera neste primeiro ano de operação. No contexto do ensino, pesquisa e extensão, constatou-se que o a implantação do SFV do Campus teve influência na criação de projetos. Observou-se também a maioria dos alunos demonstrou não conhecer plenamente o funcionamento básico da ESF e seus aspectos ambientais, realidade esta que também foi observada no conhecimento sobre os projetos. Conclui-se que o investimento feito pela Instituição possui viabilidade econômica apesar do alto tempo de retorno. Quanto ao CO2 evitado, percebe-se que o número é pouco expressivo num contexto mais abrangente, mas de grande importância quando comparado a outras instituições públicas do Estado do Piauí. É necessário que o Instituto Federal continue com a política de fomento em pesquisa e extensão, o que pode trazer benefícios para a Instituição e sociedade. É importante também que o Campus Floriano planeje o destino ambientalmente correto das placas fotovoltaicas ao final da sua vida útil.

Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Interno - 1046342 - ELAINE APARECIDA DA SILVA
Presidente - 1776339 - FRANCISCO FRANCIELLE PINHEIRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - HERMES MANOEL GALVAO CASTELO BRANCO - UESPI