Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA DA SILVA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRÍCIA DA SILVA SOUSA
DATA: 03/08/2018
LOCAL: TROPEN/UFPI
TÍTULO: ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS E PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS SOBRE FLORA NATIVA DO PIAUÍ, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Conservação de espécies; Ensino; Percepção botânica; Plantas locais; Urbanização
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A nova época vivida pela sociedade no mundo urbanizado e informatizado está levando a população a apresentar o que os pesquisadores conhecem como desconexão com a natureza, apontada como principal fator para problemas ambientais, tanto de cunho físico como social. Fisicamente atua na modificação de ecossistemas e socialmente pela pouca interação das pessoas com os ambientes naturais. Além disso, no ambiente escolar há ênfase nos livros didáticos de espécies exóticas, ocasionando o pouco conhecimento que esses indivíduos detêm principalmente sobre as espécies nativas. Logo, os objetivos deste trabalho foram verificar o conhecimento sobre flora nativa local de alunos e professores de Ensino Médio do Piauí, e analisar se fatores socioeconômicos e distância de centro urbano afetam este conhecimento. Este estudo foi realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio e os professores de Biologia de 10 escolas de Teresina e será concluído em mais cinco municípios do estado do Piauí. Para a coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturados e estímulos visuais, que continham espécies vegetais nativas pertencentes a região e espécies exóticas. Os dados foram analisados por meio de estatística univariada não paramétrica (Teste U de Mann-whitney) no software PAST(c) versão 3.20. Pode-se observar que a maioria dos alunos e professores conhecem os conceitos de planta exótica e nativa, mas identificam uma quantidade maior de espécies exóticas. Tanto alunos como professores tiveram um índice > 60% para acertos se as espécies apresentadas eram nativas ou exóticas. Também foi observado que a identificação das plantas ocorreu pela observação do fruto e por sua utilidade principal, sendo esta alimentícia.

Presidente - 1670535 - CLARISSA GOMES REIS LOPES
Interno - 1046342 - ELAINE APARECIDA DA SILVA
Interno - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Externo ao Programa - 504.722.163-68 - FÁBIO JOSÉ VIEIRA - UESPI