PPGCOM PROVOME MINICURSO COM CARLOS ALBERTO MESSEDER

ASCENSÃO E QUEDA DE UMA NOVA CLASSE MEDIA

A Universidade Federal do Piauí, por meio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPI) convida toda a comunidade acadêmica para o minicurso “A ascensão e a queda de uma nova classe média” ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Messeder, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O evento acontecerá no dia 23 de agosto, das 14h às 18h, na sala 455 do Centro de Ciências da Educação – CCE do Campus Ministro Petrônio Portela - UFPI. O foco do minicurso é discutir quem é essa nova classe média que desponta no Brasil no século XXI, levantando questões como qual seu impacto na sociedade diante de seu grande volume, o quanto ela transforma o perfil tradicional da classe média apoiada sobre os segmentos A/B, como e quanto ela impacta os diferentes processos de comunicação em jogo na sociedade brasileira contemporânea, como ela está se comportando diante da crise que ameaça sua posição e conquistas e que desafios e frustrações a crise coloca para estes segmentos.

As inscrições serão realizadas a partir do dia 17 de agosto na Coordenação da PPGCOM com Fátima ou Mário, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 16h. Maiores informações podem ser adquiridas pelo telefone (86) 3215-5967.

O ministrante Carlos Alberto Messeder é Diretor Executivo da Kognitiva – Inteligência, Cultura e Negócios, uma empresa de consultoria e pesquisa em inteligência de negócios com foco nos desafios trazidos pela dimensão cultural para o mundo dos negócios, e professor/pesquisador aposentado da UFRJ, Escola de Comunicação. É Doutor em Comunicação (UFRJ), Mestre em Antropologia (UFRJ) e Graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Foi Diretor Acadêmico de Graduação da ESPM Rio, onde também dirigiu o curso de Publicidade e Propaganda, Diretor da Escola de Comunicação da UFRJ e Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da mesma UFRJ.

Victor Lages
Mestrando em Comunicacao pela Universidade Federal do Piaui.
Notícia cadastrada em: 17/08/2017 09:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 19:20