Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO MENDONÇA BATISTA

DISCENTE: CARLOS EDUARDO MENDONÇA BATISTA
DATA: 17/05/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGO
TÍTULO: Estudo clínico comparativo entre duas medicações anti-inflamatórias no controle da dor edema e trismo após exodontias de terceiros molares inferiores
PALAVRAS-CHAVES: Dor, terceiro molar, anti-inflamatórios
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

RESUMO: Resumo

Introdução: A cirurgia de remoção de terceiro (CRTM) molar é o procedimento mais comum nas práticas da cirurgia oral e maxilofacial. Dor, edema, e trismo de forma transitória são geralmente associados com a remoção de terceiros molares retidos. Atualmente, a utilização de anti-inflamatório varia entre os profissionais com base em uma série de fatores, incluindo a experiência, a preferência pessoal e informações obtidas das propriedades farmacológicas dos medicamentos. O uso de analgésicos de ação central ou periférica e o uso de anti-inflamatórios esteroidais ou não esteroidais tem sido empregado para o controle da dor, edemae trismo no pós-operatório.

Objetivo: O objetivo desse ensaio clínico, randomizado, triplo cego foi avaliar comparativamente o efeito anti-inflamatório do etoricoxib 90 mg com dexametasona 4 no controle da dor, edema e trismo após exodontia de terceiros molares inferiores retidos.

Material e método:  40 participantes ASA I (American SocietyofAnesthesiologyclassification, participantes saudáveis) divididos em dois grupos com terceiros molares retidos com indicação de exodontia.  Os participantes foram recrutados no ambulatório da Área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí – HU-UFPI, setor 14, cabeça e pescoço, sendo selecionados de forma aleatória e consecutiva. Posteriormente foram alocados em um dos dois protocolos medicamentosos X e Y preconizados. Os mesmos foram avaliados inicialmente em uma consulta pré-operatória e após anamnese, exame clínico e radiográfico os participantes foram submetidos a remoção dos terceiros molares inferiores retidos. Para cada participante de um dos grupos (X ou Y) foi administrado no pré-operatória 4 mg de Dexametasona via oral, uma hora antes do procedimento cirúrgico (20 Pacientes) ou administrado Etoricoxibe 90 mg por via oral uma hora antes da cirurgia (20 pacientes). Todos os participantes receberam 12 comprimidos de paracetamol 750 mg conforme a necessidade de controle da dor pós-operatória, sendo a dose máxima de 4 comprimidos diários. Foram feiras mensurações para avaliação da dor edema e trismo antes do procedimento, imediatamente após, 72 horas e 7 dias após o procedimento.

Resultados: A análise estatística não revelou diferenças estatisticamente significantes em relação a avaliação do edema na comparação entre os dois grupos através das medidas F1, F2, F3, F4, F5(teste t; Teste Wilcoxon). O pico de dor correu 72 horas após o procedimento, os maiores índices de trismo ocorreram durante o terceiro dia de pós-operatório.

Conclusão: as duas medicações mostraram-se efetivas no controle da dor, edema e trismo no pós-operatório de remoção de terceiros molares inferiores retidos.

Presidente - 423481 - WALTER LEAL DE MOURA
Interno - 423674 - ANA CRISTINA VASCONCELOS FIALHO
Interno - 913.010.843-87 - PATRICK VERAS QUELEMES - UFPI
Externo à Instituição - FABRICIO IBIAPINA TAPETY - UNINOVAFAPI