Banca de DEFESA: LAURILENE CARDOSO DA SILVA LOPES

DISCENTE: LAURILENE CARDOSO DA SILVA LOPES
DATA: 23/02/2018
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA DOCENTE.
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada. PNAIC. Ensino de Matemática. Ciclo de alfabetização. Prática alfabetizadora.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O estudo tem como objetivo compreender a formação continuada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC e sua contribuição para a melhoria da prática alfabetizadora no ciclo de alfabetização (1º ao 3º anos) no âmbito da disciplina de Matemática a partir do seguinte problema: como a formação continuada no âmbito do programa PNAIC contribuiu para a melhoria da prática alfabetizadora no ciclo de alfabetização (1º ao 3º anos) no âmbito da disciplina de Matemática? Partimos do pressuposto que a formação continuada é de extrema relevância para o estabelecimento de práticas exitosas capazes de viabilizar o processo de construção e reconstrução de saberes que colaboram para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. As discussões acerca da formação continuada e do ensino que ocorre no município têm o intuito de desvelar a importância da formação continuada para a melhoria da prática docente e dos indicadores educacionais. Esta pesquisa está alicerçada nos princípios da Etnometodologia enquanto teoria do social e da Etnografia como metodologia de pesquisa por possibilitarem a cientificidade das informações coletadas (COULON, 1995). O campo empírico constitui-se de três professoras alfabetizadoras que ministram aulas nas turmas de 1º ao 3º anos de uma Escola da Rede Municipal de Caxias, estado do Maranhão. Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção dos dados foram a observação participante, o memorial de formação e o diário de campo. Como aportes teóricos e metodológicos nos apoiamos em autores como Formosinho (2009), Imbernón (2009), Nóvoa (2009), Josso (2004), Mendes (2009), Coulon (1995), Angrosino (2009), Geertz (2012), dentre outros, além de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 e a Resolução nº 2 de julho de 2015 do Conselho Nacional de Educação. Na análise dos dados fizemos uso da abordagem do ciclo de políticas de Ball (2001), a partir dos contextos de influência, de produção de texto e da prática a fim de compreender o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) enquanto política pública – criação, normatização e implementação – e identificar no contexto da prática como os professores operacionalizam essa política nas suas atividades cotidianas de sala de aula. Os resultados evidenciam que as experiências de formação vivenciadas pelas professoras através do PNAIC possibilitam reflexões sobre o desenvolvimento da prática cotidiana bem como a importância da formação continuada como espaço de reflexão, consolidação e reconstrução de saberes; que a formação continuada, a partir das vivências das alfabetizadoras, possibilitou reflexões sobre as mudanças ocorridas ao longo dos anos no processo de ensinar e aprender Matemática, bem como a sua importância; e que a formação continuada se constituiu em um lugar de aprendizagem e troca de experiências a partir da mobilização dos saberes das professoras utilizados no cotidiano da prática docente.

Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo ao Programa - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO