Banca de QUALIFICAÇÃO: LUISA NAYRA DA SILVA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUISA NAYRA DA SILVA GOMES
DATA: 25/05/2017
LOCAL: SALA 337/PPGS-CCHL
TÍTULO: INDISCIPLINA EM TEMPOS DE MEDICALIZAÇÃO: UM ESTUDO HISTÓRICO-CULTURAL EM TERESINA-PI
PALAVRAS-CHAVES: Indisciplina escolar. Fracasso escolar. Medicalização.
ÁREA: Sociologia

A discussão sobre indisciplina tem sido objeto de pesquisas em diferentes correntes teóricas e áreas do conhecimento como a Sociologia, Pedagogia e Psicologia. Trata-se de uma discussão complexa que não pode ser resumida a uma única dimensão ou corrente teórica. O tema a ser abordado por este trabalho é o processo de medicalização da indisciplina escolar, que vem sendo usada/ posta como uma das razões para a produção do fracasso escolar e juntamente com o baixo rendimento estariam estes sendo os dois grandes contribuidores para este processo. A pesquisa tem como objetivo principal compreender o processo de produção sócio-histórico-cultural da indisciplina escolar e sua relação com o fenômeno da medicalização da educação e da sociedade em uma instituição de ensino de Teresina/PI. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo, ancorado na matriz do método etnográfico. A presente pesquisa contará com a participação de alunos, pais, professores, gestores, servidores, portanto, de toda comunidade escolar que constitui a escola. Para a análise será utilizado o programa Iramu-TEQ, os dados serão analisados também de acordo com a técnica de Hermenêutica de Profundidade – HP.

Externo à Instituição - ELCIMAR SIMAO MARTINS - UNILAB
Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Interno - 1756788 - SAMUEL PIRES MELO
Notícia cadastrada em: 22/05/2017 14:44