Notícias

Banca de DEFESA: VITOR AUGUSTO CORREA CORTEZ ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR AUGUSTO CORREA CORTEZ ALMEIDA
DATA: 12/04/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Video Conferência - NCAD
TÍTULO: Uma biblioteca para manipulação de dados contextuais em jogos pervasivos móveis.
PALAVRAS-CHAVES: aplicação sensível ao contexto, biblioteca de desenvolvimento, dados contextuais, jogos pervasivos móveis, tratamento de incertezas.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

Um jogo pervasivo móvel pode ser definido como uma aplicação sensível ao contexto direcionada para plataformas móveis como, por exemplo, smartphones. Consequentemente, o desenvolvimento de jogos desse gênero apresenta desafios técnicos relacionados aos domínios das aplicações móveis e da computação sensível ao contexto. A possível existência de erros, imprecisões e incertezas nos dados contextuais usados pelas aplicações sensíveis ao contexto é uma limitação inerente dos sensores empregados para realizar medições. Por esse motivo, o desenvolvedor de aplicações sensíveis ao contexto precisa lidar com a incerteza apresentada pelos valores sensoreados para assegurar a estabilidade do comportamento da aplicação. Este trabalho apresenta como proposta uma biblioteca voltada para a manipulação dos dados contextuais no desenvolvimento de jogos pervasivos móveis. A biblioteca é baseada em um modelo conceitual orientado a objetos que define um conjunto de entidades para representar as informações contextuais ao longo dos processos de aquisição e interpretação do contexto determinados pelo modelo. Especificamente, essa biblioteca deve ser capaz de encapsular e abstrair detalhes do processamento de dados contextuais, dividir em módulos as tarefas de aquisição, tratamento e utilização do contexto, e oportunizar a reutilização de código referente à manipulação e a representação dos dados contextuais. As contribuições desta pesquisa são: a formulação de um modelo conceitual para representar dados contextuais; a especificação e implementação de uma biblioteca baseada no modelo proposto para auxiliar o desenvolvimento de jogos pervasivos móveis; e a execução de um estudo experimental, de acordo com recomendações da Engenharia de Software Experimental, para avaliar como a biblioteca proposta pode beneficiar desenvolvedores de jogos pervasivos móveis. Os resultados do experimento indicam que soluções desenvolvidas com o apoio da biblioteca são menos extensas e mais simples, porém, não foram encontradas diferenças significantes no tempo de desenvolvimento e na percepção de qualidade. A biblioteca proposta por este trabalho foi intitulada Gamepad.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2061294 - RICARDO DE ANDRADE LIRA RABELO
Interno - 1732950 - JOSE VALDEMIR DOS REIS JUNIOR
Externo à Instituição - FABBIO ANDERSON SILVA BORGES - USP
Externo à Instituição - WINDSON VIANA DE CARVALHO - UFC
Notícia cadastrada em: 07/03/2018 15:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 20/04/2024 09:27