Banca de DEFESA: MARTONY DEMES DA SILVA

DISCENTE: MARTONY DEMES DA SILVA
DATA: 05/07/2018
LOCAL: Sala de Video Conferência - NCAD
TÍTULO: Ambiente Digital para Ensino e Acompanhamento Personalizado de Estudantes com Autismo
PALAVRAS-CHAVES: Autismo, educação especial, dispositivos móveis.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

De acordo com a literatura, o uso de softwares de computadores fundamentado na Análise do Comportamento Aplicado (ABA) favorece o ensino de habilidades importantes para desenvolvimento de crianças com TEA. Diante disso, o software mTEA é proposto no âmbito desta dissertação de mestrado. O mTEA é uma ferramenta que auxilia o profissional educador na elaboração de atividades de ensino personalizadas, de acordo com as necessidades de cada estudante com TEA. O mTEA viabiliza a elaboração, aplicação e análise dos resultados das atividades de ensino. No início deste trabalho de mestrado, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura que apontou a deficiência de ferramentas com tais características. O mTEA foi avaliado no processo de ensino de crianças com TEA. Essa avaliação foi realizada com 5 crianças e 2 profissionais de equipe multidisciplinar. De acordo com os profissionais que participaram do experimento, o mTEA facilitou aplicação das atividades. Além disso, possibilitou elaborar atividades de acordo com desempenho da criança e os relatórios otimizam a análise dos dados de cada criança com TEA.

Presidente - 1632612 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Externo à Instituição - ANSELMO CARDOSO DE PAIVA - UFMA
Interno - 2167802 - PEDRO DE ALCANTARA DOS SANTOS NETO
Interno - 1226761 - RAIMUNDO SANTOS MOURA