Banca de DEFESA: WYLSON ALMEIDA CARVALHO DE ARAÚJO

DISCENTE: WYLSON ALMEIDA CARVALHO DE ARAÚJO
DATA: 24/03/2017
LOCAL: Auditório da Matemática
TÍTULO: Matemática Financeira no Ensino Médio: Análise de livros didáticos e uma nova abordagem
PALAVRAS-CHAVES: Matemática Financeira, Livro Didático, Tomada de Decisão.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem da Matemática Financeira nos livros didáticos, apresentando uma reflexão sobre o seu ensino. Foram analisadas as obras Matemática Financeira Fácil, de Antônio Arnot Crespo e Fundamentos de Matemática Elementar vol. 11, de Gelson Iezzi. Estes livros foram escolhidos por fazerem parte de obras mais adotadas e difundidas nas escolas do brasil. Ao adotarmos um livro, deve-se observar a sua concordância com as orientações nacionais. Portanto, será realizado  uma análise técnica, sem qualquer desprestígio com os autores das obras, apenas reflexões sobre o ensino da matemática financeira e sua concordância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Guia Nacional do Livro Didático, além de sugerir uma proposta de ensino ressaltando uma grande questão da Matemática Financeira “A Tomada de Decisão”.

Interno - 423606 - GILVAN LIMA DE OLIVEIRA
Interno - 1224804 - JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
Presidente - 2300874 - MARIO GOMES DOS SANTOS
Externo à Instituição - RENEÉ RODRIGUES LIMA - IFPI