Banca de DEFESA: MARQUIEL FELIPE DA SILVA

DISCENTE: MARQUIEL FELIPE DA SILVA
DATA: 20/09/2017
LOCAL: SALA DE VÍDEO CCN II
TÍTULO: Grau de letramento estatístico: uma aplicação para alunos de uma escola pública em Teresina-PI
PALAVRAS-CHAVES: Letramento; Estatística; Ensino de Estatística; Tabelas de Frequência; Gráficos; Testes Estatísticos
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Probabilidade e Estatística
SUBÁREA: Estatística

O objetivo deste trabalho é avaliar o grau de letramento estatístico com alunos do ensino Fundamental II de uma escola municipal de Teresina do estado do Piauí, a partir de um instrumento elaborado e validado pelas pesquisadoras Watson e Callingham. Para a presente pesquisa foi aplicado dois questionários aos alunos do 7º ao 9º ano do turno manhã da escola: questionário perfil do aluno e questionário estatístico. Do questionário estatístico completo, foram selecionadas apenas 8 questões para serem analisadas nessa pesquisa, utilizando o critério de representatividade dos conceitos estatísticos/probabilísticos para o ensino fundamental II. As respostas dos 224 alunos foram classificadas de acordo com as categorias definidas pelas pesquisadoras Watson e Callighman com pequenas adaptações ao contexto em que se inserem os alunos teresinenses. Os resultados desse trabalho indicam uma deficiência no ensino matemático dos conteúdos referentes à estatística. Esse estudo também revela a importância de se trabalhar esta parte do conhecimento de forma mais didática com situações mais próximas do cotidiano do aluno para uma melhor absorção dos mesmos de forma a torná-la mais apreciada e reconhecida sua importância no dia-a-dia do aluno.

Presidente - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
Interno - 1466114 - JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
Interno - 1547660 - LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - ALEXANDRE SOUSA DA SILVA - UNIRIO