Banca de DEFESA: EDINEY LAURINDO ALVES

DATA: 28/02/2024
LOCAL: Auditório João Benício de Melo Neto
TÍTULO: Função Polinomial do Terceiro Grau com o Lumibot-CoppeliaSim
PALAVRAS-CHAVES: : função polinomial do terceiro grau; robótica educacional; Coppeli- aSim.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Com a ascensão das tecnologias aplicadas ao ensino, a robótica educacional, vem despertando o interesse de docentes e acadêmicos, que buscam melhorar o desenvolvimento cognitivo dos educandos e atender a uma nova demanda educacional que buscam por atividades mais significativas e inovadoras. Nesta perspectiva, podemos pensar na robótica educacional como um importante recurso educacional para integrar diversas áreas do conhecimento, podendo trazer mudanças na forma de agir, aprender e pensar dos alunos.

Por isto, este trabalho vem como uma possibilidade de se aplicar a robótica educativa, em conteúdos do ensino básico, mais especificadamente utilizaremos o software CoppeliaSim, no campo das simulações robóticas envolvendo o estudo de funções polinomiais do terceiro grau. Abordaremos funções polinomiais do terceiro grau, no ambiente de simulação robótica CoppeliaSim, mais precisamente utilizaremos o Lumibot que é um dos robôs presentes no CoppelisSim, visto que funções cúbicas podem ser aplicadas a situações do mundo real, como modelagem de fenômenos físicos, crescimento populacional, análise de dados e previsões, permitindo que os alunos apliquem conceitos matemáticos a contextos práticos. Com o uso de linguagem de programação Python, que será responsável por calcular o polinômio de terceiro grau que servirá de caminho para o robô Lumibot do CoppeliaSim, sendo os coeficientes deste polinômio responsável pelo trajeto do Lumibot, ou seja, o robô percorrerá o gráfico do polinômio gerado no Python, onde será possível visualizar este gráfico e a trajetória do robô no ambiente de simulação do CoppeliaSim.

Onde podemos propor vários desafios ao Lumibot no cenário de visualização do Coppelia Sim, apenas com os conhecimentos de polinômios do terceiro grau, bem como de gráficos gerados por estes polinômios, dando um significado prático ao estudo de tais conteúdos.

Presidente - 1930139 - CLEIDINALDO AGUIAR SOUZA
Interno - 2971665 - VITALIANO DE SOUSA AMARAL
Externo ao Programa - 3125510 - NATÃ FIRMINO SANTANA ROCHA
Notícia cadastrada em: 05/02/2024 14:21