Banca de DEFESA: ANTONIO LIUESJHON DOS SANTOS MELO

DISCENTE: ANTONIO LIUESJHON DOS SANTOS MELO
DATA: 15/06/2017
LOCAL: Sala do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia - CMRV - UFPI, Parnaíba
TÍTULO: DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA Inventário do acervo do Museu do Trem do Piauí
PALAVRAS-CHAVES: Gestão museológica. Planejamento museológico. Acervo. Museu do Trem. Inventário.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

O Museu do Trem foi criado para preservar a memória do período de desenvolvimento da ferrovia no litoral do Piauí e é considerado patrimônio histórico através de tombamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O acervo do Museu do Trem, localizado na Praça da Estação, guarda relíquias da época gloriosa como: Aparelhos telefônicos, capacetes, roupas, sinos, taquígrafos, faróis, relógios de parede, fotos, documentos, móveis e outros objetos que são encontrados nas dependências do museu. O museu foi instalado e inaugurado em 15 de agosto de 2002, tendo um complexo que inicia no pátio de manobra, onde se encontra a Locomotiva 29, abrangendo uma estação de passageiros, uma caixa d'água, uma tipografia, uma casa de comunicação (telégrafo) e estabelecimentos onde funcionavam oficinas de conserto e reparação de máquinas e vagões. Porém, como essa instituição não atende a diversas recomendações do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e normas da lei 11904/2009 (Estatuto de Museus) relacionadas à criação de museus, este trabalho proporciona a realização de um inventário de todo o acervo do museu, com a catalogação de suas peças, e criação de fichas individuais de cada uma, e ainda, uma consultoria relacionada à criação e gestão de museus, para que, futuramente, a instituição possa ser cadastrada no IBRAM e poder gozar de todos os direitos de um verdadeiro museu.

Presidente - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Interno - 00.000.00-/1896-30 - FERNANDO ANTONIO BAPTISTA PEREIRA - ULB
Externo ao Programa - 226.280.531-87 - MARISA BRASCHER BASÍLIO MEDEIROS - UFSC
Notícia cadastrada em: 05/06/2017 16:15