Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA KAREN RODRIGUES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA KAREN RODRIGUES FERREIRA
DATA: 26/06/2018
LOCAL: TROPEN/UFPI
TÍTULO: Diversidade de formigas (Hymenoptera: Formicidae) na Floresta Nacional de Palmares e percepção ambiental em escolas públicas de Altos – PI
PALAVRAS-CHAVES: Conservação, Mirmecofauna, Educação Ambiental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Unidades de conservação têm sido criadas em todo o mundo com o intuito de controlar a degradação ocasionada por atividades antrópicas. A exemplo tem-se a Floresta Nacional de Palmares em Altos – PI. Entretanto, somente a proteção por meio de legislação não é suficiente para conter tais mudanças, necessitando de outras estratégias que aliem o ambiente e a sociedade, como o monitoramento dessas áreas e medidas educativas. As formigas são consideradas um grupo relevante no monitoramento de áreas naturais, uma vez que são sensíveis às mudanças ambientais, tornando-se um grupo importante para a caracterização da qualidade do ambiente. A educação ambiental também se faz uma ferramenta indispensável na tomada de consciência sobre as questões socioambientais. Diante do exposto, objetivou-se identificar a mirmecofauna edáfica e arborícola presente na Floresta Nacional de Palmares, bem como conhecer a percepção ambiental e mirmecológica de estudantes da Rede Pública de Ensino do Município de Altos – PI. Em relação a percepção ambiental, foram aplicados formulários semiestruturados a estudantes do Ensino Médio da Unidade Escolar Cazuza Barbosa, bem como realizou-se aula prática sobre importância, coleta, identificação de formigas em áreas urbanas e rurais. O estudo faunístico ocorreu através da coleta sazonal de formigas na Floresta Nacional de Palmares, por meio da utilização de três métodos amostrais. Os dados foram analisados através de técnicas qualitativas e quantitativas por meio de softwares estatísticos. Com base nos questionários 94% dos estudantes nunca visitaram a Floresta Nacional de Palmares e apenas 6% conhecem a área uma vez que já realizaram atividades escolares nas disciplinas de Ciências, Biologia e Projetos relacionados ao meio ambiente. Em relação ao sentimento pelas formigas, raiva, nojo e medo foram mencionados. Processos ecológicos também foram elucidados e a formiga preta (Pheidole sp.) foi a mais citada entre os estudantes. Com a aula prática sobre coleta de formicídeos, a subfamília Mirmycinae foi a mais encontrada, seguida pelas subfamílias Formicinae, Dolichoderinae, Ponerinae. O gênero com maior abundância foi Solenopsis sp., sendo que na zona urbana encontrou-se o maior número de formicídeos, principalmente na área externa das residências. Com base no levantamento faunístico, no total, foram coletadas 1.941 formigas, pertencentes a 9 subfamílias e 21 gêneros. Myrmicinae é a subfamília com o maior número de representantes com 59, 8% dos formicídeos. Em relação à sazonalidade, 64, 1% das formigas foram coletadas no período chuvoso, principalmente na trilha Cedro, na qual 55,1% das formigas foram coletadas. O pitfall de solo é a armadilha mais eficiente. Enquanto que no pitfall arborícola a proteína, representada pela sardinha embebida em óleo comestível, representou 66,7% dos indivíduos coletados. Esse estudo demonstrou que conhecer a relação que os estudantes possuem com Floresta Nacional de Palmares e com as formigas é uma alternativa para propostas de educação ambiental. Em relação a coleta faunística, pode-se considerar a importância desse estudo no Piauí, uma vez que permitiu a caracterização e valorização da mirmecofauna piauiense.

Externo à Instituição - ALMERINDA AMÉLIA RODRIGUES ARAÚJO - SEDUC-PI
Interno - 1670535 - CLARISSA GOMES REIS LOPES
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - FÁBIO JOSÉ VIEIRA - UESPI