Banca de QUALIFICAÇÃO: EGBERTO BATISTA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EGBERTO BATISTA DE OLIVEIRA
DATA: 29/09/2022
LOCAL: Sala virtual (meet).
TÍTULO: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Um Estudo sobre a Percepção Ambiental dos Gestores do Instituto Federal do Piauí à Luz das Orientações da Agenda da Administração Pública (A3P) e da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA
PALAVRAS-CHAVES: : Plano de Logística Sustentável (PLS). Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Percepção ambiental
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

As instituições de ensino são um espaço importante na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e, mais recentemente, com o aumento da preocupação com relação a temática ambiental, tornou-se necessário a inclusão destas questões no ambiente educacional. O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo geral analisar como a percepção ambiental dos gestores do Instituto Federal do Piauí – IFPI influencia nas ações de sustentabilidade ambiental da instituição. De modo específico visa a identificação de fatores condicionantes e limitadores para que ocorra a implementação de ações de sustentabilidade ambiental no IFPI. Para que o trabalho atinja seu objetivo, será dividido em quatro capítulos em formatos de artigos para que sejam posteriormente submetidos à publicação. Assim, o primeiro capítulo trata versa sobre o Plano de Logística Sustentável, criado por meio do Decreto n.º 7.746, de 05 de junho de 2012 para estabelecer critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável por meio das contratações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional e pelas empresas estatais dependentes. Nesse capitulo, pesquisou-se quais os Institutos Federais, entre eles, o Instituo Federal do Piauí realizam o seu PLS conforme a lei obriga. No segundo capitulo, abordamos a Lei 9.975/99 que trata da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e traz princípios e objetivos que norteiam a educação ambiental nos diversos níveis de ensino e como a aplicação desta lei está acontecendo no IFPI. Para conclusão dos dois primeiros capítulos, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, além de consultas aos sites dos Institutos Federais. Outro instrumento é a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) cujo objetivo visa sensibilizar os gestores públicos sobre a importância de debaterem o tema e estimulando-os a incorporarem seus princípios, será abordado no terceiro capitulo através de pesquisas documentais e bibliográficas. O quarto e último capitulo tratará da Percepção Ambiental dos Gestores do IFPI, este estudo será embasado em pesquisas bibliográficas e documentais sobre os quais serão identificadas as ações de sustentabilidades promovidas pelos campi e qual dos instrumentos legais aqui apresentados foram utilizados para realizá-las. Haverá ainda a coleta de dados por meio de ferramentas como o google forms, além da realização de uma sessão de grupo focal com os gestores, através de vídeo conferência para identificar os valores e afetos relacionados ao tema proposto. Ao final da pesquisa, identificados a percepção ambiental dos líderes, serão propostas ações de sensibilização para que a temática alcance um número maior de servidores à luz da do Plano de Logística Sustentável, da Agenda da Administração Pública, da Política Nacional de Meio Ambiente e outros documentos legais que se fizerem necessários, visando a melhoria dos processos de educação ambiental de forma que a vivência possa ser incorporada no dia a dia da instituição.

Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Interno - 1984821 - PATRICIA MARIA MARTINS NAPOLIS
Interno - 2217228 - WEDSON DE MEDEIROS SILVA SOUTO
Externo ao Programa - 096.849.234-73 - AFONSO FEITOSA REIS NETO - IFPI