Banca de DEFESA: ILANA MARIA DE MOURA SOUSA

DISCENTE: ILANA MARIA DE MOURA SOUSA
DATA: 18/12/2023
LOCAL: Auditório PRODEMA-TROPEN
TÍTULO: Qualidade ambiental dos espaços livres da Universidade Federal do Piauí sob a perspectiva da Avaliação Pós-Ocupação
PALAVRAS-CHAVES: Campus universitário, Espaços Livres, Qualidade Ambiental
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

A Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petrônio Portella, foi fundada em 1971, e, principalmente a partir dos anos 2000, passou por significativas mudanças na sua estrutura física, as quais puderam impactar na sua qualidade ambiental. Diante dessa questão, o trabalho apresenta como objeto de estudo a qualidade ambiental fornecida pelos espaços livres da Universidade Federal do Piauí e a relação dos usuários com esses espaços. Uma análise inicial da instituição suscitou o questionamento que impulsionou o início da pesquisa: Os espaços abertos da Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petrônio Portella, proporcionam uma qualidade ambiental satisfatória para os seus usuários? Para abordar essa questão, foram consideradas as seguintes hipóteses: a) O contínuo crescimento das instalações físicas da Universidade Federal do Piauí, juntamente com a sua crescente ocupação, resultou na redução, fragmentação e falta de conexão dos espaços livres disponíveis; b) Os espaços livres carecem de características que contribuam para uma qualidade ambiental satisfatória; c) As características dos espaços livres não atendem às expectativas da comunidade usuária, tornando-os pouco atrativos. Com o intuito de lançar as bases para esta reflexão, o trabalho tem como objetivo geral analisar e interpretar o sistema de espaços livres da Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petrônio Portella, visando traçar estratégias para melhoria da qualidade ambiental desses espaços. Como objetivos específicos priorizou-se analisar como ocorreu a ocupação e expansão do campus e dos seus espaços livres; identificar o sistema de espaço livre existente, analisando suas potencialidades e fragilidades, e categorizar seu uso; compreender a forma de apropriação dos usuários sobre os espaços livres pesquisados, de modo a avaliar a adequação destes espaços às suas necessidades/aspirações; traçar diretrizes visando melhoria da qualidade ambiental dos espaços livres existentes; obter diagnósticos que subsidiem o ordenamento territorial do campus. Nesse contexto, metodologicamente buscou-se utilizar como estratégia de pesquisa a Avaliação PósOcupação, que faz uso de uma abordagem multimétodos e apresenta como resultado a elaboração de um diagnóstico sobre os espaços livres em questão, levando em consideração a percepção do usuário. Os resultados da pesquisa indicam que, na instituição examinada, existe uma quantidade considerável de espaços livres, no entanto, sua qualidade ambiental é questionável. Os diagnósticos obtidos por meio da análise técnica foram corroborados pela avaliação dos usuários, e com base nisso, foram formuladas diretrizes para a organização do campus em questão.

Presidente - 1734425 - MARCELO BARBOSA FURTINI
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Interno - 2129289 - MARCIA LEILA DE CASTRO PEREIRA
Externo à Instituição - GIULIANA DE BRITO SOUSA - UNIVERCIDADE