Banca de DEFESA: GIRLENE RIBEIRO DA COSTA

DATA: 05/05/2017
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: BEM-ESTAR E ALTERAÇÕES DE SAÚDE NA COMUNIDADE DOCENTE UNIVERSITÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Bem-estar; Alterações de saúde; Docentes; Saúde do Trabalhador; Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O bem-estar no trabalho é um sentimento agradável que se origina das situações vivenciadas na execução das tarefas. No ambiente universitário, os docentes estão suscetíveis às tensões geradas pela constante responsabilidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi analisar o bem-estar e as alterações de saúde apresentadas pela comunidade docente universitária. Trata-se de estudo transversal, descritivo com participação de 32 docentes do Departamento de Enfermagem de Universidade Pública, por amostragem não probabilística do tipo intencional, utilizados os instrumentos de: caracterização sócio demográfica e profissional; avaliação de alterações de saúde e seu tratamento e a Escala de Bem-Estar no Trabalho, para coleta de dados no período de outubro a dezembro de 2016. Os dados foram processados e categorizados, por dupla digitação em planilha do Excell e depois exportados e analisados no programa software Statistical Package for the Social Science versão 21.0. Realizou-se a análise descritiva das variáveis sócio demográficas, profissionais e as de alterações de saúde. Nas variáveis qualitativas obteve a descrição de frequências absolutas e relativas, nas variáveis quantitativas foi realizada a descritiva de posição através da média. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, sob protocolo nº 45417115.9.0000.5393. 93,8% dos participantes eram do sexo feminino, 78,1% casadas, idade média de 45,5 anos, referiram ter dois ou mais filhos (59,4%); carga horária de trabalho semanal de 40h (84,4%), renda por salário mínimo de 15,81, tempo no cargo/função 3-14 anos (62,5%); as alterações de saúde mais frequentes: cansaço físico e/ou mental (71,9%), estresse (46,9%), tensão (43,8%), falta de disposição para prática de exercícios (43,8%), irritação nos olhos, garganta e narina (43,8%), ansiedade (40,6%), insônia/dificuldade de conciliar o sono (40,6%). Ao analisar as variáveis do afeto positivo, os profissionais expressaram moderadamente o que sentiam nos últimos seis meses, prevalecendo: alegre (50,0%), contente (50,0%). Nas variáveis de afeto negativo prevaleceram com nem um pouco: deprimido (81,3%); nervoso (75,0%). E com um pouco: Irritado (50,0%); chateado (50,0%); preocupado (50,0%), a variável ansioso apresentou valor igualitário entre nenhum pouco e um pouco (34,4%). Na análise correspondente as realizações no trabalho concordaram totalmente: realizo o meu potencial (43,8%); desenvolvo habilidades que considero importantes (56,2%); realizo atividades que expressam minhas capacidades (50,0%). Nos seguintes itens afeto positivo α= 0,93 afeto negativo com α= 0,91; e realização/expressividade com α=0,89. A média para a amostra do afeto positivo foi de 3,17 (dp=1,06), em uma escala de 1 a 5. Para afeto negativo, foi encontrada a média de 1,68 (dp=0,79) e para o fator realização, a média foi de 4,19 (dp=0,78). Conclui-se que o grau de bem-estar dos docentes é moderado, entretanto merece destaque o aspecto referente aos afetos negativos, que podem estar presentes devido ao cansaço físico/ou mental, estresse e tensão. Indicando a necessidade dos docentes adotarem um estilo de vida mais saudável, pois a prevenção de doenças entre esses trabalhadores poderá impactar positivamente no bem-estar geral deles e no trabalho.

Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Interno - 2221112 - MARCIA ASTRES FERNANDES
Presidente - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Externo à Instituição - MARIA LÚCIA DO CARMO CRUZ ROBAZZI - USP