Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANA AMOEDO DE SOUZA BRASIL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANA AMOEDO DE SOUZA BRASIL
DATA: 21/03/2023
LOCAL: Acesso Remoto.
TÍTULO: GESTÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA BIBLIOTECA DO INSTITUTO FEDERAL PARÁ CAMPUS SANTARÉM: CONTRIBUIÇÕES PARA A AGENDA 2030
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade em bibliotecas; práticas sustentáveis – bibliotecas; Biblioteca universitária - sustentabilidade; Agenda 2030 ONU.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

É presenciado um processo de degradação ambiental mundial proveniente de uma má gestão do uso de recursos naturais, devido a isso faz-se necessário repensar a problemática para que seja garantido as próximas gerações recursos naturais necessários para seu pleno desenvolvimento. É nesse contexto histórico e de reflexões em relação ao ambiente e ao planeta que desde a década de 1970 acontecem grandes encontros e Conferências Mundiais, como: a Conferência de Estocolmo em 1972, a Rio 92 em 1992, a Rio +10 em 2002 e a Rio +20 em 2012 para debater sobre a temática. Percebe-se através desses encontros a urgência em busca de soluções, e é neste cenário que em 2015 a ONU – Organizações das Nações Unidas, juntamente com chefes de Estado e de Governos deliberam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030. O compromisso com os ODS abrange todas as instituições governamentais e não governamentais a nível mundial. É dentro deste contexto, que este projeto de pesquisa tem por tema a sustentabilidade em bibliotecas de Instituição de Ensino Superior – IES público, uma vez que as Bibliotecas contam com o apoio e incentivo de: organismos internacional como a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias - IFLA e nacional a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições - FEBAB, que atuam na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação e ambas a partir do Programa Internacional de Advocacy (IAP) lançado pela IFLA ,trabalham com a finalidade de sensibilizar e mobilizar a classe para atuarem em seus espaços de trabalho em prol dos ODS; e das IES, que já apoiam a sustentabilidade e declaram compromisso com a sustentabilidade através de documentos firmados e de suas missões Institucionais. O Instituto Federal do Pará – IFPA Campus Santarém, tem esse compromisso, e como os setores da Instituição são corresponsáveis pelo atingimento de suas missões, a Biblioteca do Campus será o foco do estudo. A pesquisa traz como problemática os seguintes questionamentos: Os Objetivos do Desenvolvimento sustentável são contemplados pelas práticas desenvolvidas pela biblioteca do IFPA Campus Santarém? Quais ODS são contemplados pelas práticas e quais não são contemplados? Para responder ao questionamento, a pesquisa tem por objetivo geral, analisar se há práticas sustentáveis desenvolvidas pela Biblioteca do IFPA Campus Santarém a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030. A pesquisa é guiada pela abordagem de natureza qualitativa, o tipo de pesquisa adotado é o exploratório e descritivo, tem contributo dos seguintes instrumentos para coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e formulário de coleta de dados de práticas sustentáveis em bibliotecas.

Interno - 823.563.003-68 - ANA KEULY LUZ BEZERRA - UFPI
Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 09/03/2023 09:57