Banca de DEFESA: JEAN CARLOS COSTA LIMA

DISCENTE: JEAN CARLOS COSTA LIMA
DATA: 27/11/2023
LOCAL: https://meet.google.com/zsb-kdfg-uyo
TÍTULO: ACEITAÇÃO E USO DE TECNOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ À LUZ DA TEORIA UNIFICADA DE ACEITAÇÃO E USO DA TECNOLOGIA (UTAUT): uma análise dos fatores que influenciam a utilização do processo eletrônico.
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias da Informação e Comunicação. Processo Eletrônico. UTAUT.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Partindo do pressuposto de que somente a utilização de um novo sistema não garante que haverá melhorias no desempenho ou na produtividade das organizações, pois, para que ocorra a eficiência e eficácia nos processos, é essencial que se verifique uma concreta utilização e aceitação desse sistema por parte de quem utiliza (Venkatesh et al., 2003), buscou-se analisar a aceitação e uso do processo eletrônico pelos técnico-administrativos e terceirizados da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela, à luz da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT). Para tal, foi conduzida uma survey com 170 respondentes, utilizando-se das técnicas Análise Fatorial Exploratória e teste de correlação. Como principais resultados, notou-se que o construto “Expectativa de esforço” apresentou moderação fraca, negativa e significativa para a variável de controle “gênero” e moderação fraca, positiva e significativa para as variáveis de controle “idade” e “escolaridade”. Já o construto “Condições facilitadoras” apresentou moderação fraca, positiva e significativa para as variáveis de controle “idade” e “tempo de atuação na UFPI”. Assim, os resultados mostraram a existência de correlação entre construtos determinantes (Expectativa de esforço e Condições facilitadoras) e moderadores (idade, gênero, escolaridade e tempo de atuação/UFPI), fornecendo informações importantes para análise como também realização de posteriores estudos. Além disso, a pesquisa indicou uma carência de treinamentos para a utilização do processo eletrônico. Esses resultados se mostram relevantes ao apontar os fatores influenciadores no processo de aceitação e uso de tecnologias na UFPI, como também indicam pontos de melhoria na utilização do processo eletrônico.

Interno - 1787957 - EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
Externo à Instituição - FRANCISCO RICARDO DUARTE - UNIVASF
Presidente - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
Notícia cadastrada em: 17/11/2023 14:21