Notícias

Banca de DEFESA: ZILDA DE BRITO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZILDA DE BRITO LIMA
DATA: 22/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/aua-vdfq-cvq?hs=224
TÍTULO: A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFPI: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL NO PERCURSO ACADÊMICO DOS BENEFICIÁRIOS.
PALAVRAS-CHAVES: política pública, desigualdade social, indicadores educacionais.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (POLAE) foi regulamentada com base no Decreto nº 7.234/2010 que instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) cujas ações têm o propósito de viabilizar a igualdade de oportunidades, especialmente dos estudantes em situação de vulnerabilidade social, bem como contribuir para a melhoria de seu desempenho acadêmico. Procurando identificar o alcance e a contribuição da política frente aos indicadores de desempenho acadêmico, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a contribuição do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Piauí na promoção do percurso acadêmico dos estudantes beneficiários. Para contemplar o objetivo proposto, tem-se como objetivos específicos: a) analisar o desempenho acadêmico, considerando os indicadores de evasão, reprovação, aprovação e conclusão dos estudantes PAEVS, nos anos de 2014 a 2022; b) qualificar o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes no Ensino Técnico Integrado ao Médio nos anos de 2018, 2019 e 2020 comparando os indicadores educacionais de evasão, reprovação, aprovação e conclusão entre os beneficiários e não beneficiários do PAEVS; c) comparar os resultados dos indicadores de evasão, reprovação, aprovação e conclusão entre os beneficiários e não beneficiários do PAEVS dos campi investigados, identificando as singularidades e diferenças que contribuem para suas performances. Para tanto, foi adotada como metodologia a pesquisa bibliográfico-documental, utilizando, como fontes de pesquisa, livros, artigos e legislações que tratam sobre a temática da assistência estudantil. Como instrumentais de coleta de dados, foram utilizados a tabela de indicadores de evasão, reprovação, aprovação e conclusão do PAEVS além dos relatórios de dados institucionais e sites oficiais. A partir da análise dos dados coletados, foi feita uma análise quanti-qualitativa que respondeu ao objetivo proposto o qual comprovou que o PAEVS ao longo do período analisado vem contribuindo com a promoção do percurso acadêmico dos estudantes beneficiários e, dessa forma, pretende-se continuar na defesa de uma política de estado, transformando o PNAES em lei para, assim, fortalecer a política de assistência estudantil nas Universidades e Institutos Federais e consequentemente no Instituto Federal do Piauí.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 823.563.003-68 - ANA KEULY LUZ BEZERRA - UFPI
Externo ao Programa - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Presidente - 1352021 - NELSON JULIANO CARDOSO MATOS
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 17:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 18/05/2024 15:28