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Banca de QUALIFICAÇÃO: GERSIANNE MARTINS VIANA DOS SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERSIANNE MARTINS VIANA DOS SANTOS
DATA: 10/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE SALAS REGULARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM FOCO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O QUE TEMOS E ONDE PRETENDEMOS ESTAR?
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de formação continuada. Escolas da rede municipal de Teresina. Educação Especial.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

A opção por essa temática se justifica em virtude das minhas experiências há dez anos como pedagoga da rede municipal de Teresina (PI), na qual tenho vivenciado os desafios presentes no cotidiano da escola, acerca das ações das políticas de formação continuada de professores para a educação inclusiva no que se refere a pessoas com deficiências. Partimos da premissa de que a garantia a educação, como direito de todos, demanda pensarmos desde o acesso às instituições de educação formal às condições na prática, de permanência que envolve a socialização, a interação nas atividades propostas, bem como a criação de espaços de aprendizagens, considerando as especificidades e as individualidades de cada aluno. Ao refletirmos sobre essa temática, observamos que ainda há muito a fazer, tendo em vista que há um distanciamento entre o que está proposto nas bases teóricas e legais e a prática que está efetivada no contexto da escola. A realidade das escolas da rede municipal de Teresina (PI) não se configura diferente da realidade brasileira, pois existem ações voltadas para a formação de professores no que se refere à inclusão na Educação Especial, porém, diante das necessidades que se apresentam nas práticas pedagógicas, isso tem se constituído em desafios o que emana na implementação e na ampliação de políticas educativas para atender a essas necessidades. Esse cenário eleva a importância desse estudo sobre as políticas de formação continuada de professores, como um dos requisitos para a promoção de uma educação inclusiva, temática que está em consonância e se insere na linha de pesquisa, Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais visto que traz ao palco das discussões as ações que o Estado promove na Educação Básica para garantir a educação como direito de todos. É nessa perspectiva que as políticas públicas de educação podem contribuir nas escolas com as condições materiais, profissionais, estruturais, dentre outras, para desenvolver o seu papel, que é o de oferecer um atendimento especializado para os alunos, através de conhecimentos, atitudes, formação e transformação para a inclusão de todos, tendo como maior objetivo o ensino de qualidade à qual todos têm direito. Portanto, o estudo sobre as políticas de formação continuada para professores no âmbito da Educação Especial é assertivo na medida em que busca ampliar as discussões e apontar soluções para os problemas evidenciados no campo, os quais serão debatidos e apresentados quando da pesquisa de campo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1758643 - JAIRO DE CARVALHO GUIMARAES
Interno - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Externo à Instituição - SANDRA CORDEIRO DE MELO - UFRJ

Cadastrada em: 22/04/2024
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