Últimas Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MOEMA SOUSA DE OLIVEIRA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOEMA SOUSA DE OLIVEIRA
DATA: 03/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Agrárias
TÍTULO: Toxicidade reprodutiva do óleo essencial de jaborandi (Pilocarpus microphyllus) no macho e no desenvolvimento da prole em ratos.
PALAVRAS-CHAVES: espermatozóides; fertilidade; progenie
PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Fisiopatologia da Reprodução Animal
RESUMO:

O objetivo deste estudo foi investigar os possíveis efeitos da administração oral do óleo essencial de Pilocarpus microphyllus (OE-Pm) sobre o desenvolvimento da prole e sobre o sistema reprodutor de ratos machos. Para o protocolo experimental  de toxicidade nas progênies, as fêmeas prenhez, total de 28, foram divididas em quatro grupos, sendo um grupo controle com Tween-80 a 1% e três grupos tratados com OE-Pm nas doses de 25, 50 e 100mg/kg por via oral, do oitavo dia de prenhez até o desmame e essas progênies foram avaliadas  diariamente quanto a quantidade de filhotes, peso ao nascer(g), deslocamento dos pavilhões auriculares, surgimento de pelos, abertura palpebral bilateral, abertura do canal vaginal, descida dos testículos e separação prepucial. Para o protocolo nos machos foram utilizados 28 ratos Wistar que foram divididos em 4 grupos de acordo com as doses: grupo controle (Tween 80 a 1%) e três grupos de tratamento com OE-Pm nas doses de 25, 50 e 100mg/kg, por via oral por 60 dias. Foram realizados os seguintes testes: coleta dos órgãos e pesagem, análise de motilidade, vigor e concentração espermática.  Os dados paramétricos foram avaliados por análise de variância seguida pelo teste de Bonferroni (p<0,05) e os não paramétricos pelo teste de Kruskal Walis seguido pelo teste de Tukey (p<0,05) para comparações múltiplas. Os resultados do protocolo das progênies indicam que os parâmetros quantidade de filhotes, peso ao nascer(g), deslocamento dos pavilhões auriculares e surgimento de pelos não foram alterados de forma significativa, porém as análises: abertura palpebral, abertura vaginal, descida dos testículos e separação prepucial, analisados em dias, indicaram um retardo significativo nas progênies de ratas tratados com o óleo. Os resultados para o protocolo nos machos demonstraram que o peso da próstata de ratos tratados com óleo na dose de 100mg/kg diminuiu significativamente com relação ao controle, assim como a concentração espermática nas doses de 50 e 100mg/kg com relação ao controle à dose de 25mg/kg. As análises de vigor e motilidade não foram alteradas de forma significativa. Na análise histopatológica dos testículos não se observou alterações em relação ao GC. Os animais não apresentaram sinais comportamentais de toxicidade. Conclui-se que o óleo essencial de Pilocarpus microphyllus apresenta efeitos tóxicos no desenvolvimento inicial da prole assim como no sistema reprodutor do macho adulto.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 423174 - AMILTON PAULO RAPOSO COSTA
Externo ao Programa - 1560969 - ROSIMEIRE FERREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - ADELINE DE ANDRADE CARVALHO - UFPI

Cadastrada em: 22/06/2018
Mais Notícias
Processos Seletivos Veja abaixo os processos seletivos disponíveis para nosso Programa de Pós-Graduação.
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 22/02/2018 - 23/02/2018 · Matrícula para o período 2018.1.
  • 01/03/2018 · Início do período letivo 2018.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 24/06/2018 02:06