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Banca de DEFESA: MONICA SARAIVA DE SOUSA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICA SARAIVA DE SOUSA
DATA: 31/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE VIDEO 2
TÍTULO: O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO FACE AO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO DA GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE PESQUISA-AÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA PIAUIENSE 
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Modernidade Tardia. Globalização. Geografia escolar.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

RESUMO

 O presente trabalho tem como objetivo geral analisar colaborativamente com os professores da Educação Básica as principais questões que envolvem o Ensino da Geografia escolar na contemporaneidade. Com o intuito de alcançar esse objetivo, elencamos como objetivos específicos: a) Debater aspectos históricos, sociais e geográficos relevantes da etapa atual do processo civilizatório, à luz do pensamento de autores importantes das ciências humanas; b) Discutir o currículo de geografia na contemporaneidade, de acordo com referências significativas da área; c) Caracterizar a globalização como um dos conceitos articulados pelo Ensino de Geografia para promover a compreensão da dinâmica do espaço geográfico na atualidade; e) Desenvolver junto com os professores de geografia da Educação Básica atividades de reflexão sobre a modernidade tardia e o conceito de globalização segundo a perspectiva geográfica. A escolha da temática se justifica pela sua relevância para as discussões atuais do ensino de geografia, combinando reflexão teórica e ação pedagógica na escola, tendo em vista a necessidade de estabelecer vínculos significativos entre a geografia ensinada e a realidade socioespacial hodierna. A geografia é uma ciência que possui aparato teórico-conceitual substancial para entender os processos complexos e dinâmicos manifestos na contemporaneidade sob o prisma da espacialidade, sendo por isso um conhecimento fundante no currículo escolar. Assim sendo, a geografia como disciplina escolar possui privilégio sobre a discussão das transformações atuais pelas quais o mundo tem passado e que tanto tem permeado a relação escola-sociedade. Isso exige abordagens teóricas sob um enfoque inovador, articuladas a novas metodologias e recursos que traduzam o saber científico de forma acessível e com significado aos estudantes. Assim, a prática da geografia escolar deve dar conta das necessidades de conhecimento que os estudantes da sociedade contemporânea precisam adquirir para entender as lógicas que afetam o seu cotidiano em suas relações multiescalares, reconhecendo os saberes geográficos necessários a análise crítica da sociedade. Trabalhos consultados no âmbito desta pesquisa revelam que os professores de Geografia ainda evidenciam dificuldades na análise científica de questões relevantes da cena espacial atual, havendo descompasso entre teoria e realidade. Diante disso, propomos aqui o aprofundamento da pesquisa sobre a formação e atuação do professor de geografia frente ao contexto da modernidade tardia e da globalização, bem como dar apoio a sua formação contínua estimulando a relação ensino e pesquisa. Em vista disso, nossa problemática centra-se em investigar como os docentes de Geografia de escolas públicas de Teresina-PI tem se posicionado diante das transformações socioespaciais desse início de milênio, propondo-se alternativas viáveis para o enfrentamento das defasagens conceituais que eventualmente apresentem. Como questões básicas de investigação elencamos: a) as discussões sobre a modernidade tardia e o conceito de globalização, segundo a perspectiva geográfica, permeiam de forma crítica e significativa o trabalho dos professores do ensino básico? b) A temática abordada tem sido objeto das preocupações dos professores pesquisados? c) Como os temas atuais da geografia são tratados pelos professores da Educação Básica? d) A pesquisa-ação se caracteriza como alternativa plausível para incentivar a ampliação teórica dos professores, a prática da reflexão e a tomada de ação? Para responder os questionamentos e os objetivos traçados seguimos as seguintes etapas principais de trabalho: a) revisão da literatura sobre o tema; b) aplicação de um questionário de pesquisa aos professores; c) análise dos dados do questionário e planejamento das ações; d) discussão conjunta de textos previamente selecionados com os sujeitos da pesquisa; e) análise das rodas de conversa. Referente à revisão de literatura, nosso arcabouço teórico estrutura-se em torno de autores importantes do pensamento social atual, como Lyotard (2011), Hall (2011), Kumar (1997), Harvey (2010), Bauman (2001), Lipovetsky (2004), Santos (2008, 2013) e em relação aos autores que representam a Geografia Escolar brasileira, com interesses convergentes aos dessa pesquisa, destacando-se: Nogueira (2013, 2015), Cavalcanti (2002, 2010, 2011), Costella e Santos (2014), Straforini (2008), Pessoa (2007), Vesentini (2009), Ferraz (2011), Kaecher (1999, 2014), Callai (2005), Evangelista e Xavier (2015), entre outros. Como sujeitos da pesquisa selecionamos cinco professores de geografia pertencentes à rede estadual da cidade de Teresina-PI, atuantes no Ensino Médio. A metodologia adotada privilegia o modelo de pesquisa-ação, com base nos trabalhos de Franco (2012), Bojo (2012), Barbier, (2002), Tripp (2005), contemplando estudos colaborativos com os sujeitos participantes, versando sobre a temática geográfica supracitada e realizados de forma sistemática. Como resultados, observamos que a sociedade hodierna sofre significativas transformações socioespaciais que alteram o cotidiano social, bem como a dinâmica e as demandas da escola como do ensino da Geografia escolar. Constatamos na pesquisa que muito da realidade caraterizada por autores que versam sobre a atual organização social e os desafios presentes no cotidiano escolar possuem relações intrínsecas com a vivencia dos professores colaboradores da pesquisa. E que apesar dessas mudanças serem sentidas pelos sujeitos da pesquisa, estes necessitaram de maiores esclarecimentos teóricos sobre o período histórico-geográfico atual e de incentivos para a formação continuada. Com a intervenção percebeu-se que os professores da educação básica apresentam dificuldades em relação a conteúdos do temário geográfico da contemporaneidade, não obstante ter sido reconhecida a viabilidade da pesquisa-ação para a atualização e aprofundamento teórico nesses estudos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Interno - 1167728 - CARLOS SAIT PEREIRA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Externo à Instituição - MARCOS ANTONIO DE CASTRO MARQUES TEIXEIRA - IFPI

Cadastrada em: 18/08/2017
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