Últimas Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO FERREIRA RODRIGUES
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO FERREIRA RODRIGUES
DATA: 19/08/2017
HORA: 08:30
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: O uso de inseticidas no tratamento de sementes de soja, afeta a dinâmica populacional de Euschistus heros (Fabricius) (Heteroptera: Pentatomidae) ?
PALAVRAS-CHAVES: Glycine max; percevejo marrom; controle químico.
PÁGINAS: 16
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O objetivo consiste em avaliar a eficiência de controle do percevejo marrom mediante a utilização de sementes de soja tratadas com diferentes inseticidas. O experimento foi realizado na área experimental da Fazenda Celeiro Sementes, durante as safras 2015/2016 e 2016/2017. Os inseticidas utilizados no tratamento de sementes foram: Imidacloprido + Tiodicarbe, Abamectina, Fipronil e Clorantraniliprole, comparados a uma testemunha (convencional) e a uma cultivar de soja transgênica (Bt) sem nenhum tratamento com inseticidas. O experimento foi montado e conduzido em delineamento de blocos ao acaso, com parcelas subdividas no tempo (estádio fenológico), com quatro repetições. A partir de V3 foi realizado a amostragem da densidade populacional de ninfas e adultos de E. heros. Ao final do ciclo da cultura, foi feita a colheita manual para estimar os componentes de produção. Ao analisar os resultados obtidos foi constatado que o tratamento de semente com diferentes inseticidas não proporcionou um controle eficiente de E. heros. Foi constatado na primeira safra um pico populacional de E. heros em R5.5, visto que a soja tratada com Imidacloprido + Tidiocarbe apresentou 2 e 2,5 vezes mais insetos do que a testemunha e a soja Bt, respectivamente. Na segunda safra não foi constatado pico populacional de E. heros. Em relação aos componentes de produção, apenas na segunda safra foram constatados valores satisfatórios de PMS e produtividade, principalmente na soja tratada com Abamectina. Portanto os inseticidas utilizados no presente estudo não interferiram no manejo de E. heros na cultura da soja.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 049.642.706-70 - ALEXANDRE FARIA DA SILVA - UFPI
Externo ao Programa - 1479805 - FRANCISCO FERNANDES PEREIRA
Externo ao Programa - 069.047.086-03 - GLEIDYANE NOVAIS LOPES MIELEZRSKI - UFPI
Presidente - 1494669 - LUCIANA BARBOZA SILVA

Cadastrada em: 14/08/2017
Mais Notícias
Processos Seletivos Veja abaixo os processos seletivos disponíveis para nosso Programa de Pós-Graduação.
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.srvjb04 21/08/2017 12:38