CPCE - EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - Presencial - Bom Jesus - PROCAMPO

 

Curso  Nível  Graduação

CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS/UFPI - CPCE

Notícias

NAGU/UFPI lança o livro Faz escuro, mas cantamos: agroecologia e política no sul do Piauí


Com um título que alude ao poema Madrugada Camponesa, do poeta Thiago de Mello, discentes e docentes do Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia (NAGU) da UFPI trazem a público reflexões sobre as experiências agroecológicas constituídas por meio da integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, junto aos povos e comunidades do campo do sul do Piauí.

 

A obra aborda as violência e violação dos direitos humanos desses povos, decorrentes de um modelo predatório de acumulação de capital no campo que avança no PI, para centrar-se na agroecologia problematizada como alternativa e via de fortalecimento da resiliência dos agroecossistemas e das lutas camponesas locais, apontando para um novo paradigma de campo: o paradigma do envolvimento centrado na valorização da vida.

 

A abordagem dialética de denúncia e anúncio de questões locais convida os leitores e leitoras a refletirem sobre um processo que transcende a escala local e se mostra mundialmente como uma crise ecológica, social, cultural e moral, que ameaça o patrimônio da socioagrobiodiversidade e, de modo mais amplo, compromete a vida. Ao mesmo tempo, os capítulos do livro elucidam que alternativas têm sido construídas em uma direção oposta, rumo à agroecologia como ciência, movimento e prática, que vai muito além de um simples sistema de produção livre de veneno e OGMs. O livro mostra a agroecologia em versão complexa, como uma práxis produtiva, política, cultural e educativa, que resulta em sistemas agroalimentares abundantes, relativamente autônomos em relação ao mercado e que se pauta no diálogo de saberes científicos e populares e na valorização dos modos de vida camponeses.

 

O lançamento do livro ocorrerá dia 5 de maio de 2022, por meio de conferência on-line com transmissão ao vivo pelo youtube do Nagu (https://www.youtube.com/watch?v=U2e3TEfzAOM).

 

O evento contará com a participação das organizadoras da obra, as professoras Kelci Anne Pereira e Valcilene Rodrigues e da Mestranda Milena Ayla da Matta Dias; além da participação de  Elizabete Alves Carvalho, professora do ensino básico e camponesa da comunidade Alto Alegre (Santa Luz/PI); e do prof. Dr. Amadeu José Montagnini Logarezzi, coordenador do GEPEA/UFSCar e conselheiro do FUNBEA. Entre as falas, estão previstas apresentações artísticas (místicas), que realçam a agroecologia como um âmbito de reprodução material e imaterial da vida, alinhado às estéticas da desopressão.

 

Se inscreva no evento para ser certificado por sua participação.  Link: (https://sigaa.ufpi.br/sigaa/link/public/extensao/formInscricaoOnline?id=747&flag=true).


Notícia cadastrada em 02/05/2022 21:15  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 29/03/2024 04:42