NOTA CONJUNTA DE REPÚDIO AO FECHAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO NO ESTADO DO PIAUÍ
As Coordenações dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, dos campi Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos) e Ministro Petrônio Portela (Teresina), juntamente com a Direção do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI), o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Ciência Descolonial, Epistemologia e Sociedade (NEPEECDES/UFPI) e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Sementes Crioulas do Piauí (GPESC/UFPI), da Universidade Federal do Piauí, o Fórum Piauiense de Educação do Campo (FOPEC) e a Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB), lançam uma nota de repúdio contra o processo de reordenamento/nucleação das escolas públicas no campo piauiense, que, na prática, representa o fechamento massivo desses estabelecimentos de ensino.
O documento enfatiza a necessidade de garantir o direito constitucional à educação nas comunidades do campo, assegurando a implementação da Política de Educação do Campo e evitando que os estudantes rurais sejam prejudicados por decisões administrativas e financeiras que negam ou negligenciam a educação pública.
A situação do município de Picos exemplifica esse problema. Com a implantação do "reordenamento" escolar em 2025, o número de escolas rurais será reduzido de 27 para apenas 15 unidades, representando uma drástica diminuição de 44%.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1283 21/04/2025 05:52