CPCE - ENGENHARIA AGRONÔMICA - Presencial - Bom Jesus

 

Curso  Nível  Graduação

CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS/UFPI - CPCE

Notícias

Mercado de Soja e Milho em Bom Jesus, para os meses de março a maio de 2019.


Os preços da soja e do milho se mantiveram relativamente estáveis ao longo dos meses de março e abril, perdendo sustentação no final do mês de abril, período de vencimento de grande parte dos contratos a termo e também dos débitos dos produtores junto aos seus fornecedores de insumos. Na primeira quinzena do mês de maio houve um recuo nos preços dessas commodities, com recuperação na segunda quinzena do mês, principalmente para soja, uma das principais armas dos chineses na guerra comercial contra os norte americanos. Já para o milho se observa uma queda mais acentuada nos preços máximos obtidos na região, que geralmente são pagos por empresários dos estados ao leste do Piauí. Como a boa produtividade obtida no milho safra e boas perspectivas para o safrinha, associada a limitada capacidade estática dos clientes do mercado interno, os compradores passaram a espassar suas compras, subtraindo a pressão de demanda e favorecendo um arrefecimento dos preços da commoditie na região.

O cenário atual, em que se observa significativo atraso no plantio das lavouras americanas em função do excesso de chuvas, cria uma expectativa positiva para os produtores que especulam por preços melhores nos próximos meses, principalmente para os sojicultores.

 

Texto de Jean Raupp1 e Dr. Paulo Rodrigo Ramos Xavier Pereira2

1 Estudante de Eng. Agronômica CPCE-UFPI

2 Prof. Admintração Rural 


Notícia cadastrada em 06/06/2019 17:39  

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 10:32