CCHL - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL

Notícias

56º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - 29 de julho a 01 de agosto 2018


No final do mês de julho de 2018, a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) realizará, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o 56º Congresso Nacional, tendo como tema central o processo de transformações em curso no mundo rural e os impactos do mesmo nos rumos do desenvolvimento rural brasileiro.
Ao longo dos últimos dez anos esta tem sido a trajetória dos congressos nacionais da SOBER: uma análise atenta e profunda sobre as mudanças nos rumos do desenvolvimento rural do país, bem como uma preocupação com as distintas temáticas que dizem respeito a esse modelo de desenvolvimento.

Por isso, no ano de 2018 quatro temas foram elencados como articuladores e pilares centrais desse debate maior: a gestão, a inovação, a sustentabilidade e a inclusão social. Desta maneira, pretende-se que tais temas estejam presentes na programação geral do evento bem como em todas as discussões, de maneira a compor o mosaico maior que congregue as preocupações e os interesses do conjunto de pesquisadores e estudiosos do mundo rural brasileiro.

Nesta direção, a Comissão Nacional e a Comissão Local organizaram nove grandes painéis que deverão contar com a participação e contribuição de nomes expressivos do cenário nacional e internacional para debater temas relativos à pesquisa, inovação e extensão rural, bem como seus mecanismos de financiamento, tanto público como privado. Além disso, os temas das mudanças climáticas, da inclusão social e os limites da sustentabilidade relativos ao modelo agropecuário do país estarão no centro das preocupações. Por fim, porém não menos importante, serão discutidas questões relativas à conjuntura econômica e política do país, bem como aspectos estruturais específicos da estrutura produtiva levantados pelo Censo Agropecuário realizado no ano de 2017. E para fechar esse círculo de debates, será dada continuidade às discussões sobre o cenário atual dos programas de pós-graduação das diversas áreas que compõem a sociedade atualmente.
Para aprofundar os debates por meio da apresentação de trabalhos científicos, estarão disponíveis no Congresso de 2018 treze Grupos de Trabalhos (GTs). A atual direção fez um conjunto de alterações nesses GTs para atender diversas demandas e sugestões dos associados e congressistas que, à luz de suas contribuições nas pesquisas de avaliação realizadas nos últimos congressos, apontaram a necessidade de uma nova forma de organização dessa parte essencial do congresso: o espaço de apresentação de trabalhos com uma melhor e mais ampla organização temática.
Para coroar o ambiente acadêmico e científico do congresso, terão continuidade as Sessões Organizadas (SORGs) e os minicursos, atividades estas que já estão consagradas na programação geral dos congressos anuais.

Com isso, esperamos manter e ampliar a qualidade dos Congressos da SOBER, entidade que vem se transformando numa das maiores referências em termos de debates e proposições sobre o meio rural do país.

Sejam todos bem vindos ao 56º Congresso da SOBER!

Lauro Mattei
Presidente da SOBER – Gestão 2017-2019

Informações:
http://sober.org.br/congresso2018/?utm_source=galoa-agenda&utm_medium=page&utm_campaign=galoa-event-5246


Notícia cadastrada em 05/07/2018 11:48  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 29/03/2024 10:32