CCHL - GEOGRAFIA - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL

Notícias

Modelo do banner do I Seminário Nacional de Ensino e Pesquisa do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPI.


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PÔSTER (BANNER)

 

 INFORMAÇÕES GERAIS

- A apresentação dos pôsteres (banners) está condicionada à aprovação anterior de seu RESUMO. ·

- O pôster (banner) será exposto pelo(s) autor (es), em horário, data e local a serem divulgados pela Comissão Organizadora.

- Ao menos um dos autores (autor e/ou co-autor) deverá permanecer ao lado do pôster (banner), no período determinado para sua apresentação.

- O pôster (banner) deverá ser retirado pelo(s) autor (es) no final do horario de apresentação  conforme programação do evento.

- A Comissão Organizadora não se responsabilizará pelos pôsteres (banners) cujos autores não procederam à retirada no horário estipulado.

 

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PÔSTER (BANNER)

 

a) Formatação

Dimensão: 120 cm de altura por 90 cm de largura, com cordão preso em travessa de madeira ou PVC, para ser pendurado, devendo ser impresso em gráfica.

Fonte: Arial ou Times New Roman em tamanho que permita a leitura a 1 metro de distância (no mínimo 60, caixa alta, negrito, para o título e subtítulos, se houver); Sugestão: 36, normal, para os nomes e dados dos autores; 45, caixa alta, negrito para títulos das seções primárias subtítulos; 36, normal, para o texto.

Margem: Deverá ser definida uma margem de no mínimo 2,5 cm em torno da área de apresentação do pôster (banner), sendo reservada uma faixa de 5 cm a partir da margem superior, para colocação da logomarca do evento;

- Em seguida, deve constar o título e subtítulo (se houver) do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor (es) e orientador, conforme as informações que constam no trabalho.

-  Tipo de Papel: Os pôsteres (banners) deverão, preferencialmente, ser feitos com papel firme, de boa gramatura, podendo ser fosco ou glossy, em lona ou similar.

Cor do Papel: A cor do plano de fundo dos pôsteres (banners) será de livre escolha dos autores, mas é recomendável a utilização de cores suaves para o fundo visto que cores intensas tornam a leitura cansativa.

-  Conteúdos: O pôster (banner) deverá conter os seguintes conteúdos: a logomarca do evento/programa, o título e subtítulo (se houver) do artigo, o nome dos autores seguidos de identificação e dados da pesquisa (conforme apresentado no artigo cientifico/monografia: introdução, metodologia/material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências).

Título: O título do pôster (banner) deve, obrigatoriamente, ser idêntico ao título do trabalho escrito; deve ser centralizado, bem destacado, permitindo que o visitante tenha facilidade em identificar o trabalho (no mínimo, fonte 60, caixa alta, negrito). ·

- Nome(s) do(s) autor (es): Devem ser os mesmos do trabalho escrito; aluno/autor e orientador, seguido de titulação acadêmica, departamento, centro, instituição de origem, município e  endereço eletrônico.

Dados da pesquisa: Conforme apresentado no trabalho realizado, deve contemplar Introdução, Objetivos, Metodologia/Material e Métodos, Resultados e Discussão, Considerações Finais/Conclusões e Referências. ·

Referências: Na lista de referências somente devem constar as obras citadas no pôster (banner).

Recomendações: · 

- O pôster (banner) é principalmente uma oportunidade para disseminar e debater seu trabalho com os outros participantes presentes. · Faça textos curtos e objetivos, organizando as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas.

-  Utilize todos os recursos disponíveis para o pôster (banner) despertar o interesse do público.

-  Para mostrar resultados, prefira ilustrações (gráficos) ao invés de tabelas, mas não sobrecarregue os gráficos com informações.

- Também podem ser utilizadas fotografias ou outros tipos de ilustrações.

- Organize as ilustrações e textos em seções dispostas verticalmente.

- Seções dispostas horizontalmente podem confundir o leitor e dificultam a leitura. Numere as seções para melhor orientar a leitura.

- Use e abuse de recursos gráficos, como setas ligando partes do pôster (banner), fundos de cores diferentes, separando partes relacionadas entre si, texto com letras de tamanhos diferentes, indicando a importância de cada parte.

-  Utilize canaletas nas bordas superior e inferior, permitindo a fixação nos expositores e fácil colocação e remoção dos mesmos.

- Utilize o modelo de pôster (banner) em anexo (arquivo em Power Point) para inserção das informações do seu trabalho, visto que a estrutura apresentada atende aos requisitos especificados anteriormente.


A Comissão Organizadora


Notícia cadastrada em 10/04/2019 14:26  

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1068 19/04/2024 05:30