CCHL - CIÊNCIA POLÍTICA - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL

Notícias

ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO.


O Grupo de Pesquisa Informação Pública (IP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) torna público a abertura do Processo Seletivo para seleção de 1 Bolsista de Iniciação Científica, 2 voluntários/as de Iniciação Científica e incorporação de novos membros ao grupo de pesquisa, para atuarem no projeto de pesquisa “Líderes políticos digitais e novas metamorfoses da representação política na América Latina”. Esse projeto de pesquisa conta com financiamento da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), através do programa Small Grants. 

Oportunidades: 
1 Bolsa de Iniciação Científica para estudantes de Ciência Política da UFPI
2 vagas de Iniciação Científica voluntária para estudantes de graduação da UFPI
Vagas para incorporação de novos participantes como membros do grupo de pesquisa, podendo ser internos ou externos à UFPI. 
 
Projeto de Pesquisa: Líderes políticos digitais e novas metamorfoses da representação política na América Latina. 

Resumo: Na última década (2010-2020) novas lideranças políticas se candidataram a cargos públicos convertendo a visibilidade e legitimidade nas mídias sociais digitais (redes sociais) para a representação política em países da América Latina. O que isso pode significar no conturbado contexto de acirramento da crise de representação e nesse contexto onde a região está cada vez mais conectada às mídias sociais, dado que grande parcela da população está conectada à internet apenas pelos celulares e recebem informação política predominantemente via mídias sociais digitais? Essa pesquisa se dedica ao estudo da interação entre lideranças políticas digitais e seus seguidores, verificando as dinâmicas da representação política em contextos onde essas lideranças assumem cargos eletivos. Embora haja estudos sobre o fenômeno das lideranças políticas digitais, eles se constituem de estudos de casos isolados e ainda não há estudos sobre o desempenho dessas lideranças enquanto representantes políticos eleitos. Para executar esta pesquisa, utilizamos uma base de dados já parcialmente construída pelo pesquisador responsável com dados sobre líderes políticos digitais do Brasil, México e Peru referente aos anos 2018-2020, agregando dados minerados de mídias sociais e uma enquete online com seguidores que avaliou a legitimidade dos líderes estudados e irá agregar mais três países: Bolívia, Chile e Uruguai. A equipe de pesquisa será composta pelo pesquisador principal, um parceiro internacional e pelo menos três orientandos (mestrado e iniciação científica).

Período de inscrição: até 15/01/2022, através do link: https://forms.gle/ErjUyf1U5ww8pUSc7 .
(Regras do processo seletivo no edital anexo). 

Coordenação do Projeto: Professor Joscimar Silva, doutor em Ciência Política pela UFMG e professor do curso de bacharelado em Ciência Política e no Mestrado em Ciência Política da UFPI. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6828567723216663
 

Notícia cadastrada em 03/01/2022 18:17  

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 29/03/2024 10:19