CCHL - CIÊNCIA POLÍTICA - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL

Notícias

Reunião Regional da SBPC será no Piauí com o tema Território Ancestral e Promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo no Piauí


Nos dias 13, 14 e 15 de março de 2023 a Reunião Regional da SBPC será no Piauí com o tema Território Ancestral e Promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo no Piauí. Cerca de 50 pesquisadores de todo o país vão se juntar aos piauienses em uma programação extensa.
A programação terá início no dia 13 de março (segunda-feira) às 8h no Cine Teatro da UFPI e seguirá com atividades simultâneas até às 19hs nos anfiteatros Noé Mendes (CCHL) e no anfiteatro do CT. No dia 14 de março iniciaremos às 9h nos dois anfiteatros e encerraremos às 19h. No dia 15 de março a programação segue para o IFPI de Campo Maior.
Em breve divulgaremos a programação completa no site do evento https://rr.sbpcnet.org.br/piaui/ e em nossas redes sociais https://www.instagram.com/sbpcregionalpi/?hl=pt-br
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na aba "Faça a sua inscrição" no site do evento https://rr.sbpcnet.org.br/piaui/
Pedimos ajuda para que o evento tenha público.

Seguem algumas atividades já confirmadas:

Conferências:
Abertura Oficial: 13/03 às 8h no Cine Teatro.
BATALHA DO JENIPAPO - Conferencista: Johny Santana de Araújo (UFPI), dia 13/03, às 9h no Cine Teatro.
DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR E DA PÓS-GRADUAÇÃO - Conferencista: Naomar de Almeida Filho (UFBA), dia 14/03, às 9hs no anfiteatro do Centro de Tecnologia (CT)
CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL - Conferencista: Paulo Artaxo (USP), dia 14/03, às 17hs no anfiteatro do Centro de Tecnologia (CT)

Mesas redondas:
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL
Palestrantes: Renato Janine (presidente da SBPC) e Mercedes da Cunha Bustamante (presidente da CAPES), dia 13/03 às 11.

AVANÇO DO AGRONEGÓCIO E DA MINERAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO ESTADO PIAUÍ, dia 13/03 às 11.
Coordenador: Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA)
Palestrantes: Alfredo Wagner Berno de Almeida (UFAM), Carmen Lúcia Silva Lima (UFPI) e Maria da Conceição de Sousa (Dam Gamela - liderança indígena)

PERSPECTIVAS PARA UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL NO PIAUÍ, dia 13/03 às 14h30.
Coordenadora: Laila Salmen Espindola (SBPC/UnB)
Palestrantes: José Antônio Bertotti Júnior (Professor e Gestor Público), Gildário Lima (UFDPAR) e Jaíra Maria Alcobaça Gomes (UFPI)

QUAL INCLUSÃO SOCIAL QUEREMOS? QUE POLÍTICAS EFETIVAS INTEGRAM INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, MULHERES E LGBTQUIA+, ENTRE OUTROS? dia 14/03 às 11h.
Coordenadora e palestrante: Miriam Pillar Grossi (SBPC/UFSC)
Palestrantes: Aliã Wamiri Guajajara (Oka Indígena), Marcela Amaral (UFG) e Letícia Carolina Pereira Nascimento (UFPI)

SUPERAÇÃO DA POBREZA (ACESSO À ÁGUA, ALIMENTO, SANEAMENTO E GERAÇÃO DE RIQUEZAS), dia 14/03 às 14h30.
Coordenadora: Fernanda Sobral (SBPC/UnB)
Palestrantes: Mauro Del Grossi (UnB), João Paulo Peixoto Costa (IFPI), Maria Regina Sousa (SASC/PI)

O PAPEL DO PIAUÍ NO DESENVOLVIMENTO E EXPANSÃO DAS TECNOLOGIAS QUE GERAM OU UTILIZAM FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA, dia 14/03 às 14h30.
Coordenador: Clóvis Bôsco Mendonça de Oliveira (UFMA)
Palestrantes: Osvaldo Saavedra (UFMA), Suani Teixeira Coelho (USP) e Marcos Antonio Tavares Lira (UFPI)

Além dessas, teremos mesas sobre POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL, TERRITÓRIO ANCESTRAL: DESAFIOS NACIONAIS DA ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA e outra sobre VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES.

Participe e divulgue!

Aproveitamos para convidá-los para que façam parte da SBPC e juntem-se a milhares de cientistas, estudantes, pesquisadores e professores que buscam representatividade e o desenvolvimento do país. Mais informações sobre a SBPC e a associação estão disponíveis no site http://portal.sbpcnet.org.br/socios/associe-se/


Notícia cadastrada em 27/02/2023 10:41  

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 26/04/2024 17:42