1 - Explique as diferenças básicas entre o pensamento Sofista e o de Sócrates, Platão e Aristóteles (a questão vale 1 ponto).
2 – A crise que levou os Estados Unidos a invadir o Iraque em 20 de março de 2003 traz a cena política internacional pós-11 de setembro de 2001 políticas ancoradas na ideia de raison d’état, ou seja, que o bem-estar do Estado está acima de qualquer outro interesse, devendo o governante utilizar-se de quaisquer meios para a autoproteção, inclusive a guerra. Sendo assim, explique a luz dos ensinamentos de Maquiavel um dos principais princípios defendidos pela Doutrina Bush, de que na guerra contra o terror dever-se-ia agir preventivamente (a questão vale 2 pontos).
3 – Apesar das diferenças entre os jusnaturalistas todos são contraturalistas. Para Miguel Reale, “[...] de uma forma ou de outra, no entanto, o dado primordial passa a ser o homem mesmo, orgulhoso de sua força racional e de sua liberdade, capaz de constituir por si mesmo a regra de sua conduta. É por isso que surge, desde logo, a ideia de contrato. O contratualismo é a alavanca do Direito na época moderna. Por que existe a sociedade? Porque os homens concordaram em viver em comum. Por que existe o Direito? O Direito existe, respondem os jusnaturalistas, porque os homens pactuaram viver segundo regras delimitadoras dos arbítrios. Analise o enunciado acima e explique o porquê o jusnaturalismo aportou uma nova visão que abre definitivamente o caminho para modernidade (a questão vale 2 pontos).
4 – Explique o argumento central do neo-institucionalismo (a questão vale 2 pontos).
5 – Analise as principais premissas da democracia deliberativa (a questão vale 1ponto).
6 – Atualmente vem se consolidando inovações no âmbito da participação política com medidas de participação direta da população na vida política. Dessa forma, analise as inovações estimuladas pela ideia de democracia participativa (a questão vale 2 pontos).