PPGCC002 - TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO APLICADA - Turma: 01 (2017.1)

Visualização de Notícia
  • Evento de Extensão "Integrar é Somar"
  • 03/04/2017 08:52
  • Texto:

Prezados, bom dia!
    Dia 07/04/2017 às 10:00, vamos iniciar a realização do nosso Projeto “Integrar é Somar”. O Projeto “Integrar é Somar” consiste em um “Somatório” de atividades relacionadas a Sistemas Computacionais e Computação Aplicada, “Integrando”: Palestras, Compartilhamento de Experiências (acadêmicas e de mercado), Apresentação de Laboratórios de Pesquisa, Divulgação de atividades relacionadas à computação, Discussão sobre tendências inovadoras etc.
    O Projeto “Integrar é Somar” é um evento de extensão organizado pelo Departamento de Computação (DC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Link para isncrições: http://factos.atspace.cc/

Para o dia 07/04/2017, estamos com a seguinte programação:
    a)    10:00 – Apresentação da Sociedade Brasileira de Computação: o nosso Representante Institucional (Prof. D.Sc. Pedro de Alcântara dos Santos Neto – UFPI-DC) vai apresentar a SBC para que o público possa conhecer o papel institucional da SBC e a sua função de fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil, e contribuir para a formação do profissional da computação com responsabilidade social. A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma Sociedade Científica sem fins lucrativos com 38 anos de atuação, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de Computação e Informática de todo o Brasil.
    b)    10:15 - Apresentação HackaTruck - Programação iOS numa pegada inovadora: considerando que o caminhão HackaTruck permanecerá na UFPI durante 20 dias (nos meses de Abril e Maio), o Prof. D.Sc. Kelson Rômulo Teixeira Aires (UFPI – DC) vai apresentar o projeto, descrevendo as várias atividades envolvidas. Com 70 metros quadrados, o laboratório itinerante do HackaTruck é uma iniciativa da IBM Brasil e da Flextronics, em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e a Apple, mantido pelos incentivos da Lei de Informática. Conta com sala de aula equipada com dispositivos Apple,  projetores e óculos para realidade virtual da Epson,  câmeras de segurança da Pelco,  uma impressora 3D da Sethi 3D, e aplicativos de última geração armazenados na nuvem Softlayer, da IBM. Dentro do caminhão, os instrutores do Instituto Eldorado desenvolverão atividades de capacitação profissional, tendo como foco a linguagem SWIFT para iOS, já que um dos principais objetivos é despertar o gosto pelo desenvolvimento de aplicativos. Além do curso, os participantes terão a oportunidade de acompanhar oficinas sobre startups e empreendedorismo e terão contato com novidades tecnológicas como impressora 3D e óculos de realidade aumentada, por exemplo.
    c)    10:30 - Conhecendo o DISNEL. O DISNEL é um laboratório de pesquisa da UFPI que desenvolve atividades relacionadas à temática de Redes de Computadores (Redes Ópticas, Redes Wireless, Redes Veiculares etc.), Sistemas Distribuídos e Simulações Computacionais. O DISNEL é coordenado pelo prof. D.Sc. André Castelo Branco Soares (UFPI-DC).
    d)    10:45 - Computando Minha História - Prof. Ney Paranaguá de Carvalho: No Computando (ou Contando) Minha História, o prof. Ney Paranaguá vai apresentar sua trajetória de vida, a qual se integra com a história do Empreendedorismo na Computação no Estado do Piauí. Portanto, é uma oportunidade para todos aqueles que desejam conhecer uma parte muito importante da história da computação e empreendedorismo do Piauí, e um pouco da história do próprio estado.
    e)    11:30 - Palestra "Empreendedorismo e os novos modelos de negócios digitais" – Paulo César Coutinho. Entender o "novo mundo" é de suma importância para buscar entender o que está por vir. A proposta da palestra empreendedorismo e novos modelos de negócios digitais é de promover a inquietação e ao mesmo tempo o entendimento do atual formato de mercado e consumidor e apresentar algumas dicas/estratégias para que se possa prosperar em modelos de negócios de base tecnológica, especial, ente nos modelos de startup.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 21/05/2024 08:44