SANDRA MICHELINNE SARAIVA DE SOUSA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/CCHL

Ir ao Menu Principal

sandra michelinne saraiva de sousa

CCCT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/CCHL

PPGL021 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE DO DISCURSO - Turma: 01 (2017.2)

Visualização de Notícia
  • Encaminhamento artigos
  • 13/10/2017 08:47
  • Texto:

Olá, pessoal!

Aproveitando o ensejo de que teremos duas semanas sem aula, gostaríamos de propor que definíssemos logo as duplas e temas para o artigo que será desenvolvido na disciplina ANÁLISE DE DISCURSO.

Pedimos, portanto, que até segunda-feira, 16/10, todos nos enviem esses dados para que possamos iniciar a orientação, sugerindo bibliografia, apontando caminhos etc.

Para que nenhum dos professores seja sobrecarregado, a turma será divida ao meio. Metade deve pesquisar na linha de Michel Pêcheux, tendo a professora Maraisa como orientadora e metade deve enveredar pelas teorias de Charaudeau & Maingueneau, sob a orientação do Prof. João Benvindo.

• Aspectos teóricos que podem ser pesquisados em Pêcheux: condições de produção, interdiscurso, memória, formações discursivas e ideológicas, formações imaginárias etc.
    • Aspectos teóricos de Maingueneau: cena enunciativa (cena englobante, cena genérica e cenografia), paratopia (relacionada ao discurso literário), posicionamento, ethos etc.
    • Aspectos teóricos de Charaudeau: Semiolinguística – contrato de comunicação, sujeitos da linguagem, ato de encenação da linguagem, modos de organização do discurso, ethos etc.

Nossa intenção é publicar os artigos posteriormente em periódicos ou livros.

Exemplos de temas:

1. O ETHOS DE WHINDERSSON NUNES ATRAVÉS DO DISCURSO HUMORÍSTICO – Corpus: Show do artista realizado em local X no dia X gravado em vídeo, disponível no YouTube.
    2. OS SUJEITOS DA LINGUAGEM E O CONTRATO DE COMUNICAÇÃO NA MÍDIA – Corpus: Campanhas publicitárias de Natal da Coca-cola.
    3. CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E INTERDISCURSO NA FOLHA DE SÃO PAULO – Arquivo: Notícias sobre política veiculadas pelo Jornal Folha de São Paulo no período X.
    4. O “NOVO” E O “VELHO”: AS DESIGNAÇÕES NA FALA DO TERESINENSE – Arquivo: Gravações da fala de habitantes de Teresina.

Distribuição dos alunos:

Prof. João Benvindo (Charaudeau & Maingueneau)

Dupla

Corpus (arquivo)

Alunos A e B

Profa. Maraisa Lopes (Pêcheux)

Dupla

Corpus (arquivo)

Marcos Paulo

Alunos C e D

Abraço,

Prof. João Benvindo