Olá, pessoal!
Aproveitando o ensejo de que teremos duas semanas sem aula, gostaríamos de propor que definíssemos logo as duplas e temas para o artigo que será desenvolvido na disciplina ANÁLISE DE DISCURSO.
Pedimos, portanto, que até segunda-feira, 16/10, todos nos enviem esses dados para que possamos iniciar a orientação, sugerindo bibliografia, apontando caminhos etc.
Para que nenhum dos professores seja sobrecarregado, a turma será divida ao meio. Metade deve pesquisar na linha de Michel Pêcheux, tendo a professora Maraisa como orientadora e metade deve enveredar pelas teorias de Charaudeau & Maingueneau, sob a orientação do Prof. João Benvindo.
- Aspectos teóricos que podem ser pesquisados em Pêcheux: condições de produção, interdiscurso, memória, formações discursivas e ideológicas, formações imaginárias etc.
- Aspectos teóricos de Maingueneau: cena enunciativa (cena englobante, cena genérica e cenografia), paratopia (relacionada ao discurso literário), posicionamento, ethos etc.
- Aspectos teóricos de Charaudeau: Semiolinguística – contrato de comunicação, sujeitos da linguagem, ato de encenação da linguagem, modos de organização do discurso, ethos etc.
Nossa intenção é publicar os artigos posteriormente em periódicos ou livros.
Exemplos de temas:
- O ETHOS DE WHINDERSSON NUNES ATRAVÉS DO DISCURSO HUMORÍSTICO – Corpus: Show do artista realizado em local X no dia X gravado em vídeo, disponível no YouTube.
- OS SUJEITOS DA LINGUAGEM E O CONTRATO DE COMUNICAÇÃO NA MÍDIA – Corpus: Campanhas publicitárias de Natal da Coca-cola.
- CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E INTERDISCURSO NA FOLHA DE SÃO PAULO – Arquivo: Notícias sobre política veiculadas pelo Jornal Folha de São Paulo no período X.
- O “NOVO” E O “VELHO”: AS DESIGNAÇÕES NA FALA DO TERESINENSE – Arquivo: Gravações da fala de habitantes de Teresina.
Distribuição dos alunos:
Prof. João Benvindo (Charaudeau & Maingueneau)
Nº
|
Dupla
|
Tema
|
Corpus (arquivo)
|
1
|
Alunos A e B
|
|
|
2
|
|
|
|
3
|
|
|
|
Profa. Maraisa Lopes (Pêcheux)
Nº
|
Dupla
|
Tema
|
Corpus (arquivo)
|
1
|
Marcos Paulo
|
|
|
2
|
Alunos C e D
|
|
|
3
|
|
|
|
4
|
|
|
|
Abraço,
Prof. João Benvindo
Profa. Maraisa Lopes