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CPPGHB/CCHL015 - HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO – 45H - Turma: 01 (2018.1)

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  • ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE BRASIL REPUBLICANO
  • 04/05/2018 11:03
  • Texto:

    PREZADOS, BOM DIA.

    Conforme solicitado pela coordenação do curso de especialização em História do Brasil, os alunos matriculados na disciplina de Brasil Republicano devem fazer três avaliações.

    Encaminho as três avaliações que devem ser entregues até o dia 05.06.2018

     

    ATIVIDADE 01

    “Independentemente da intenção real de seus promotores, a revolta da vacina começou em nome da legítima defesa dos direitos civis. Despertou simpatia geral, permitindo a abertura de espaço momentâneo de livre e ampla manifestação política, não mais limitada à estrita luta contra a vacina”. (CARVALHO, Os bestializados, p.138)

    Em sua significação mais embrionária, o conceito de República aponta para a efetiva participação popular. No que tange ao processo de proclamação da República brasileira, a participação popular não pode ser caracterizada como definidora do ato político.  De acordo com o que foi lido e discutido em sala de aula, analise a complexa relação entre a República brasileira, nos seus primeiros anos de existência, o exercício da cidadania e as manifestações populares.

    Laudas: 02.

    Textos para a pesquisa:

    MATEUCCI, Nicola. República. In.: BOBBIO, Norberto et al. Dicionário de política. Brasília: Editora UnB, 2004. p.1107-1109.

     

    CARVALHO, José Murilo. Os Bestializados. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 

     

    SEVCENKO, Nicolau. A inserção compulsória do Brasil na Belle Époque. In.: SEVCENKO, Nicolau.  Literatura como missão: tensões sociais na primeira república. 2. Ed. rev. e at. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p.36-94.

     

    CHALHOUB, Sidney.  Trabalhadores e vadios: imigrantes e libertos: a construção dos mitos e a patologia social. In.: CHALHOUB, Sidney Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de. Janeiro da belle époque. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008. p.59-131

    ATIVIDADE 02

    A  representação sobre o político Getúlio Vargas foi/é motivo de disputas simbólicas desde o fim do Estado Novo. Das tentativas oficiais de construir a sua imagem como “pai dos pobres” à resistência oposicionista de que prevalecesse a representação do ditador, encontramos ainda as memórias sociais/coletivas sobre a relação deste sujeito histórico com mundo do trabalho. Sobre essas disputas, a produção historiográfica também não esteve imune. 

     Produza um texto, de acordo com o que foi debatido em sala de aula, sobre as diferentes percepções do momento histórico de 1930 a 1964, a partir das noções de populismo e trabalhismo.

    Laudas: 02.

    Textos para pesquisa:

    FERREIRA, Jorge. O nome e a coisa: O populismo na política Brasileira. In.: FERREIRA, Jorge. (org.) O populismo e sua história:  Debate e crítica. Civilização Brasileira, 2001. p.59-124

     

    NEGRO, Antonio Luigi. Paternalismo, Populismo e História Social.  Cad. AEL,vol 11, n20/21, 2004. p.14-36.

     

    FERREIRA, Jorge. Quando os trabalhadores “Querem”: política e cidadania na transição democrática. In.: FERREIRA, Jorge. O imaginário trabalhista: getulismo, PTB e cultura política popular. 1945-1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p.19-96.

    ARTIGO:

    PROPOSTA DE PROJETO DEVE TER DE 07 A 10 LAUDAS E ESTAR DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT. DEVE SER PRODUZIDO SOBRE O RECORTE DA DISCIPLINA OU DE ACORDO COM O PROJETO DE PESQUISA QUE ESTÃO DESENVOLVENDO PARA O MESTRADO.

    QUAIS OS ASPECTOS ABORDADOS NO PROJETO:

    TEMA, RECORTE ESPACIAL E TEMPORAL

    JUTIFICATIVA

    PROBLEMAS

    OBEJTIVOS: GERAL E ESPECIFICO

    BALANÇO BIBLIOGRÁFICO

    BIBLIOGRAFIA

    Quais dúvidas, estou à disposição.

    att.



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