-

CPPGAF/CPCE002 - TAXONOMIA DE INSETOS DE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA - Turma: 01 (2018.2)

Visualização de Notícia
  • Andamento da disciplina
  • 08/10/2018 19:58
  • Texto:

    Cara(o)s aluna(o)s:

     

    Em mais ou menos um mês, iremos nos encontrar para cursar a disciplina de taxonomia de insetos de importância econômica.

     

    Certamente vocês devem ter algumas dúvidas sobre como tudo ocorrerá e eu tentarei explicar de forma breve nas palavras abaixo. Quando nos encontrarmos, poderemos conversar melhor.

     

    Na disciplina tentaremos estudar os métodos e técnicas mais comuns utilizadas na taxonomia zoológica e como se dá a identificação dos principais grupos de insetos de importância agrícola e florestal. É muito provável que nós tenhamos de nos encontrar uma vez mais após as aulas de novembro, pois o tempo de uma semana não será suficiente.

     

    Para este primeiro momento, nós iremos estudar a parte teórica e iniciar a identificação de alguns grupos de insetos. Em um segundo momento, iremos finalizar a identificação dos grupos e realizar as avaliações. Serão três notas, como segue:

     

    Nota 1: Avaliação teórico-prática;
    Nota 2: Caderno de morfologia e atividade de campo;
    Nota 3: Trabalho sobre taxonomia de espécie de inseto de importância quarentenária

     

    Os detalhes das avaliações nós discutiremos pessoalmente, mas no momento eu preciso que vocês saibam que os insetos a serem identificados serão em parte disponibilizados por mim e em parte coletados por vocês. A disciplina terá esse caráter variável de acordo com o material que for efetivamente coletado em cada vez que ela for ofertada.

    Para isso, vocês deverão realizar coletas neste mês e no intervalo até nosso próximo encontro. Eu sugiro que vocês se reunam para coletar - e eu também levarei material comigo. Ainda assim, colocarei alguns nomes como responsáveis por grupos específicos. Vocês podem realizar coletas no próprio Campus ou retirar de material de criação. O material deve ser composto por indivíduos adultos, com exceção dos lepidópteros-pragas, que podem ser adultos ou imaturos (larvas). Vocês podem coletar o material manualmente ou por meio de armadilhas. Por favor, mantenham tudo em álcool 70%, exceto os percevejos e os adultos de lepidópteros, que podem ficar no freezer.. Os dados de coleta, especialmente hospedeiro, devem estar disponíveis.

    Aquilo que for coletado neste primeiro momento, será utilizado de imediato. Aquilo que não for coletado, ficará para o nosso próximo encontro. Não há problema se não encontrarem tudo no momento, sabemos que isso depende do que está no campo. Os nomes sorteados seguem abaixo:

     

    Amanda: Percevejos (especialmente da soja) e moscas-brancas (imaturos - "pupário")

    Antonio Afonso: Parasitoides de moscas-das-frutas e lepidópteros (adultos e/ou imaturos)

    Edineia: moscas-das-frutas e pragas de grãos armazenados (traças, carunchos...)

    Laisa: formigas-cortadeiras e pulgões

    Matheus: cupins e lepidópteros (adultos e/ou imaturos)

     

    Por favor, caso vocês tenham alguma dúvida, não hesitem em me contatar (efblima@ufpi.br).

     

    Nos vemos em novembro!

     

    Att.,

     

    Fabrício



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 28/04/2025 06:27