dayanne batista sampaio

PSP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CMRV

CFISI/CMRV055 - ESTÁGIO EM FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER - Turma: 03 (2018.2)

Visualização de Notícia
  • Sobre questão da prova
  • 26/11/2018 13:55
  • Texto:

    Olá, queridos! Boa tarde!

    O João veio me questionar sobre uma questão da prova que estaria com duas alternativa como resposta, no entanto, a questão era baseada justamente nos artigos que discutimos no estágio. Logo, foi visto que não há erro na questão, ela segue com apenas uma resposta correta. Segue abaixo a questão e a parte do artigo que descreve justamente o que foi escrito na questão.

    QUESTÃO 5. Considerando as síndromes dolorosas da gestação e o estudo da constipação que discutimos no estágio assinale a alternativa INCORRETA:

    a) Há evidências limitadas sobre estimulação elétrica transcutânea contínua diretamente sobre as raízes nervosas sacrais na constipação crônica. A curto prazo parece ser ineficaz.

    b) A dor lombo pélvica certamente é a queixa mais comum durante o período gestacional. Com esse tema, foi visto que a dor da cintura pélvica relacionada à gravidez pode acarretar diversos níveis de incapacidade e afetar diretamente a funcionalidade da gestante.

    c) A dor pélvica posterior parece apresentar inter-relações biomecânicas que vão além do equilíbrio osteoarticular e muscular. As algias lombares e/ou pélvica posterior da gestação não apresentam relação significativa com a dor pré-gestacional e nem com a prática de exercício físico um ano antes da gestação atual.

    d) Levando em consideração os músculos abdominais, eles possuem importante função estabilizadora. Portanto, vimos que quanto mais fraca estiver essa musculatura, maior será a estabilidade articular e consequentemente maior a dor lombar.

    e) Quanto à constipação, foi visto que a massagem no conceito da tensegridade tive influência positiva significativa na percepção subjetiva do estado físico e mental de aproximadamente 80% dos pacientes com constipação.  O estudo sugeriu que melhorias imediatas no número de defecações contribuem mais para o aumento do bem-estar subjetivo dos pacientes.

    -------

    Resposta correta: letra D

    Alternativa em vermelho - a que tiveram dúvidas se estava errada também. Segue o trecho do artigo de Martins e Pinto e Silva (2005), intitulado:  Tratamento da lombalgia e dor pélvica posterior na gestação por um método de exercícios, que João e Clara trouxeram para discussão.

    No próprio resumo, na conclusão tem: "Conclusões: o método de exercícios SGA (stretching global ativo) diminuiu e reduziu a intensidade da dor lombar e pélvica posterior, entretanto as orientações médicas não foram efetivas para amenizar as dores das gestantes. As algias lombares e/ou pélvica posterior da gestação não apresentaram relação significativa com a dor pré-gestacional e nem com a prática de exercício físico um ano antes da gestação atual".

    Att,

    Profa. Laiane Eufrásio



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 07:50