PPGAPM002 - MUSEU E MUSEOLOGIA - Turma: 01 (2019.1)

Visualização de Notícia
  • ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS | DESAFIOS
  • 24/04/2019 05:35
  • Texto:

O desafio que vos coloco é conhecerem e representarem por meio de ferramentas e linguagens diversas o território, as pessoas e o patrimônio cultural e natural da pequena vila de pescadores coqueiro da praia a iniciar pelo museu da vila.

O vosso trabalho deverá ser apresentado em nosso segundo dia de aulas no museu da vila - dia 7 de maio de 2016.

Etapa I - Assis e Keila, que residem em Parnaíba devem se reunir com Kátia (bibliotecária da UFPI e aluna de nosso mestrado), e com o Secretário do Mestrado Carlos, para organizarem, em data anterior ao dia 6 de maio, com terceirizados do IFPI e UFPI, uma limpeza do museu-escola (museu da vila), o que inclui a área interna, externa (canoa); espaço ao lado da marcenaria da vila, a própria marcenaria - pegar as chaves do museu com Teresa, minha funcionária que mora na praça do coqueiro. A limpesa deve ser feita antes do dia 6 de maio, pois dia 6 de maio iniciarão as nossas aulas, que seguirão até o dia 12 de maio.

Etapas II - com base na arquitetura do edifício da antiga escola, hoje museu da vila, recriar os usos dos espaços atuais (estas atividades descritas abaixo devem ser apresentadas finalizadas dia 07 de maio, no segundo dia de nossas aulas).

1. Ana Elisa, Bruna e Maria devem se dirigir até a portaria do Edifico Mandacaru em Teresina (Rua Governador Tibério Nunes, n. 613 e retirarem um envelope em nome de Ana, Bruna e Maria ), trata-se da planta da escola. De seguida devem colocar a referida planta em maquete digital 3D e iniciarem a reconfiguração de uso dos espaços com a colaboração dos demais mestrandos.

Ana, Bruna e Maria devem desenhar a atual coordenação do mestrado e a transformarem em secretaria e loja do museu, devem desenhar o café do museu, o deposito, os banheiros e área em frente às salas de aula.

2. Moises, Mineiro e Valdecir devem congeccionar uma maquete manual da edificação, o que deve ser  feito com base na mesma planta que solicitarão uma cópia às meninas Ana, Bruna e Maria

3. Keila, Arlete e Assis deverão contactar Ana, Bruna e Maria e sugerirem como deve ser usada a primeira sala de aula do edifício onde assistiram aulas da professora Elen. A proposta é que seja uma sala multiuso, onde seja possível o uso para aulas, exibição de filmes, galeria de arte, rodas de conversa, oficinas etc.

4. João Paulo, Marinete e Iana devem contatar Ana, Bruna e Marina para proporem a reconfiguração - otimização do espaço dedicado ao ateliê da vila, o redesenhado como deve ser um ateliê-escola.

5. Elem e Jhon devem propor com Ana, Bruna e Maria uma nova exposição para o lugar da exposição atual com foco na apresentação da vila-bairro coqueiro da praia, inserida na área de proteção ambiental delta do Parnaíba, território que tem o seu patrimônio cultural vulnerável e em risco a considerar as alterações climáticas e o uso não sustentável do território.

ATENÇÃO

os materiais | mobiliários para ocuparem os espaços do museu-escola, internos e externo devem ter o conceito de sustentabilidade ambiental, econômica e social.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 00:24