Olá!
Bom dia meu caros,
A considerar a condição histórica da saúde, com a presença ameaçadora da covid-19, doença causada pelo novo corona vírus, a manifestação da Organização Mundial da Saúde é clara ao recomenda cuidados pessoais e de isolamento social, portanto as reuniões presenciais, o que inclui aulas e outras atividades de pesquisa-ação devem ser canceladas. Enfrentamos uma pandemia, o significa dizer que os esforços para conter a expansão mundial do vírus falharam e que a epidemia está fora de controle.
Portanto, vamos, nesta disciplina, tratar de conteúdos, referências, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem on-line, usaremos as ferramentas e suportes das tecnologias da comunicação e informação disponíveis, para avançarmos uma parte significativas dos temas, problemas e abordagens no campo dos museus e da museologia.
Usaremos como tema inicial a leitura que já realizaram do livro “As Raízes do Futuro”, de autoria de Hugues de Varine; como método o seminário, que já orientei, cada mestrando com apresentação em slides e com a redução do tempo disponível para 15 minutos (os demais critérios de avaliação permanecem).
Faremos 3 apresentações em 4 encontros, logo, 12 mestrandos, 12 apresentações. Os encontros serão das 18h às 19h, horário do Brasil | Brasília.
Seguiremos a proposta inicial, qual seja:
Apresentação | Prefácio | Introdução metodológica - uma experiência interativa | Introdução Ideológica - O desenvolvimento local visto da perspectiva do patrimônio – Ficha Prática | Clarifique seus conceitos | Mestrando – Herberth Silva
Introdução Pragmática - um itinerário pessoal | Introdução Política - o patrimônio, um capital para o desenvolvimento, um fator de consciência coletiva | Mestranda – Naudimar Menezes
O conhecimento do patrimônio – uma tarefa complexa | Ficha prática – conheça o seu patrimônio | Mestranda – Rejane Souza
- Tempo para o coordenador e avaliador motivar a discussão a partir das 1ª, 2ª e 3ª apresentações
Os usos do patrimônio | Ficha prática – pesquisar novos usos |Mestranda – Micheline Gouveia
A organização da ação patrimonial | Ficha prática – organização da ação patrimonial | Ficha prática – o balanço patrimonial | Mestranda – Danielle Soares
- Tempo para o coordenador e avaliador motivar a discussão a partir das 4ª e 5ª apresentações e fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido ao longo do dia.
Práticas da ação patrimonial | Ficha prática – Práticas da ação patrimonial |Mestranda – Sílvia Cardoso
Um instrumento de desenvolvimento: o museu | Algumas questões sobre o museu | Ficha prática – O museu, instrumento de desenvolvimento | Mestranda – Shara Rocha
- Tempo para o coordenador e avaliador motivar a discussão a partir das 6ª e 7ª apresentações.
A economia do patrimônio | Mestranda – Rute Silva
À guisa de conclusão: retorno ao desenvolvimento | Mestranda – Edilene Oliveira
Casos exemplares (apresentar em detalhes cada um deles) | Mestranda – Cristhiane Silva
Considerações finais do coordenador e avaliador
- 11ª apresentação e 12ª apresentação | Mestrandas – Telma Mendes e Ravennya Moreira
As mestrandas devem fazer uma síntese da obra, com riqueza de detalhes. Devem conversar entre si e definirem a melhor estratégia para apresentação. Como será toda a manhã será o momento para que possam, após suas apresentações, motivarem os mestrandos para uma discussão sobre os temas abordados pelo autor, fazerem perguntas, questões-problemas, criar um ambiente de trocas de ideias.