Caro Matheus
Envio abaixo cópia do email enviado para você e com cópia para a comissão de TCC.
att
Marcelo
Prezados
Bom dia. Espero que estejam todos bem.
Peço desculpas em adicionar vocês no email, entretanto, estou usando este artifício a fim de deixar a comissão de TCC ciente do que está acontecendo atualmente e assim poder compreender o que pode acontecer no futuro.
Estou encaminhando terceiro email de aviso para o estudante Matheus Veras meu orientando no TCC. Desde novembro de 2019 estou envolvido com a submissão do projeto do Matheus no Comitê de Ética (o projeto dele está pronto desde outubro de 2019). De acordo com relatos do aluno, tivemos um atraso importante por conta da demora na obtenção de uma assinatura no HEDA. Somente após conseguir uma simples assinatura submetemos o projeto ao CEP em 2020. Como de praxe o CEP fez orientações para corrigirmos. Eles solicitaram algumas informações do Matheus que são muito simples de serem resolvidas e encaminhadas. Estou a alguns dias solicitando ao aluno o envio dessas informações para dar prosseguimento a nova submissão do projeto ao CEP.
Toda essa situação está atrasando ainda mais a aprovação no CEP e consequentemente o início das coletas. Mesmo que estejamos passando por um período de quarentena, as atividades acadêmicas não estão suspensas e os profissionais (incluindo os integrantes do CEP, estão trabalhando em regime HOME OFFICE). Neste sentido, não existe justificativa para não submeter projetos ao CEP e muito menos de gerar atrasos.
Quero deixar claro ao grupo que este projeto é do tipo experimental, que ele não irá se transformar em uma revisão de literatura visto que o mesmo está pronto desde outubro de 2020, e que a postura do aluno começou a me preocupar. O Matheus já teve a infeliz experiência de ser reprovado em uma disciplina de TCC I e a situação atual está ficando muito parecida com o que aconteceu naquela época, ou seja, faço solicitações e o aluno não responde. A fim de evitar a repetição desses fatos, estou tomando essa postura de forma antecipatória e dividindo desde o início o desenrolar dos fatos.
Desculpem-me mais uma vez dividir essa situação com vocês.
att
Marcelo