Primeira aula (19/03):
Texto 0
PÁDUA, José Augusto. 500 anos de destruição Ambiental no Brasil: Um Balanço do Meio Ambiente. Brasília: WWF Brasil, 2000.
Aulas seguintes:
SEQUÊNCIA DA DISCUSSÃO DOS TEXTOS DE CAIO PRADO JÚNIOR:
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. 21. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. (1942 - primeira edição):
Texto 1 (26/03): Sentido da Colonização (p. 19-32);
Texto 6 (26/03): Mineração (p. 169-185);
Texto 8 (02/04): Pecuária (p. 186-210);
PRADO JÚNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. 30. ed. São Paulo: Brasilense, 1984. (1945 - primeira edição):
Texto 2 (26/03): Caráter Inicial e Geral da Formação Econômica Brasileira
Texto 3 (26/03): Primeiras Atividades: A Extração do Pau-Brasil (p. 24-27)
A OCUPAÇÃO EFETIVA (1530-1640);
Texto 4 (26/03): Início da Agricultura (p. 31-40);
Texto 5 (26/03): Atividades Acessórias (p. 41-46);
EXPANSÃO DA COLONIZAÇÃO (1640-1770)
Texto 7 (26/03): A mineração e a ocupação do Centro-Sul (p. 56-65);
Texto 9 (02/04): A Pecuária e o Progresso do Povoamento no Nordeste (p. 66-75);
Texto 10 (02/04): A Colonização do Vale Amazônico e a Colheita Florestal (69-75);
APOGEU DA COLÔNIA (1770-1808)
Texto 11 (02/04): Renascimento da Agricultura (p. 79-93);
Texto 12 (02/04): Incorporação do Rio Grande do Sul: Estabelecimento da Pecuária (p. 94- 100);
O IMPÉRIO ESCRAVOCRATA E A AURORA BURGUESA (1850-1889)
Texto 13 (02/04): Evolução Agrícola (p. 157-176);
Texto 14 (02/04): Imigração e Colonização (p. 183-191).
OBS:
Os estudantes devem produzir um fichamento que represente uma síntese interpretativa dos textos (uma lauda no máximo para cada texto), procurando identificar as principais ideias e a tese central do autor.
O prazo para a entrega de cada fichamento: no horário da aula em que o texto será discutido. A entrega posterior representará uma redução de 50% do seu valor.